O deputado Ricardo Rodrigues (PSD) parabenizou os municípios de América Dourada e São Gabriel pelos respectivos aniversários de emancipação político-administrativa, ambos celebrados no dia 25 de fevereiro.
Conforme ressaltou o parlamentar, América Dourada, que completa 41 anos de autonomia, se destacou, ao longo dos anos, pela expressiva produção de feijão e se consolidou como um dos maiores fornecedores da região de Irecê. Atualmente, tem limites com João Dourado, Lapão, Cafarnaum, Morro do Chapéu e Irecê. “Há 41 anos, América Dourada emergiu como município, trilhando um caminho de progresso, desenvolvimento e forte senso de comunidade. Esta terra tem sido um exemplo de perseverança, cultura, tradição e inovação, contribuindo significativamente para o desenvolvimento regional e para o bem-estar de seus habitantes”, disse o parlamentar em sua moção.
O legislador destacou na sua proposição o trabalho desempenhado pelo prefeito Joelson Rosário, “cuja gestão tem sido pautada pelo compromisso, pela responsabilidade e pelo cuidado com a população. Sua administração tem honrado os princípios que fundamentaram a emancipação do município, buscando constantemente melhorias estruturais, fortalecimento dos serviços públicos e promoção da qualidade de vida para todos”.
Ricardo Rodrigues ainda elogiou a beleza natural do município, a hospitalidade de seu povo e o dinamismo econômico que fazem de América Dourada “um lugar especial da Bahia e um importante polo de atração turística, cultural e econômica”.
PROSPERIDADE
Sobre São Gabriel, que também celebra 41 anos de emancipação, o deputado exaltou as maravilhas da cidade, localizada na região de Irecê, na Chapada Diamantina Setentrional. “Neste momento especial, homenageamos o povo hospitaleiro de São Gabriel, que, com resiliência e determinação, constrói um município cada vez mais próspero. Manifestamos nossos sinceros votos de felicitação à população rural e urbana, às instituições públicas e civis, aos gestores e a todos que contribuem para o crescimento da cidade”, afirmou Rodrigues.
De acordo com o parlamentar, apesar dos desafios impostos pelo semiárido e pela degradação ambiental em algumas áreas, São Gabriel se destaca nas atividades agropecuárias, na mineração, nas energias renováveis (eólica e solar), no turismo e na cultura. É reconhecido nacionalmente pela realização do maior festival de cantoria pública do Brasil, que chega à sua 34ª edição em abril, reunindo artistas locais e de diversos estados.
Segundo o legislador, o município também é agraciado por belezas naturais, como a Gruta dos Brejões e o Rio Jacaré, além de um forte patrimônio cultural e religioso, onde a fé se manifesta por meio de diversas tradições católicas, evangélicas e crenças originárias.
Por fim, ele lembra que São Gabriel se emancipou em 1985, desmembrando-se de Irecê. Situado a 478 quilômetros de Salvador, o município possui o maior território da microrregião do Platô de Irecê, com mais de 1.100 km².
Reportagem: Leonardo Martins
Edição: Franciel Cruz


