logo lider noticias

Adutora do São Francisco recebe investimento para melhoria do serviço do abastecimento de água

Adutora do São Francisco recebe investimento para melhoria do serviço do abastecimento de água

Todas as estações de bombeamento do Sistema Adutor do São Francisco, que abastece a microrregião de Irecê, terão seus conjuntos motor-bomba substituídos. A Embasa está investindo cerca de R$ 10 milhões na aquisição e instalação dos novos equipamentos que vão melhorar a eficiência e segurança operacional desse sistema, que está em operação há 10 anos.

A primeira substituição está com serviços programados para o dia 25 de abril e será seguida de outras intervenções visando a substituição de bombas e de dispositivos eletroeletrônicos de acionamento automático ao longo dos próximos meses. O objetivo da empresa é renovar os equipamentos de bombeio das 11 estações elevatórias do sistema.

Para realizar as intervenções previstas, a Embasa planejou um escalonamento de interrupções de operação do sistema. “Serão realizadas oito paradas, uma a cada semana. Ao final dos serviços, todas as estações estarão devidamente atualizadas, contando com equipamentos novos”, detalha o gerente da Unidade da Embasa em Irecê, Odirlei Rocha.

Desde quando começou a abastecer a microrregião de Irecê, em 2013, a Adutora do São Francisco passou por intervenções de melhoria operacional, como a automação do sistema; a instalação de novas bombas na captação; o uso de novas tecnologias visando agilizar a manutenção das adutoras, entre outras.

Considerado um dos maiores sistemas integrados da Bahia, o SIAA Irecê ou Sistema Adutor do São Francisco abastece 16 cidades da região, atendendo a uma população estimada de 360 mil pessoas.

Programação das intervenções

Todas as intervenções programadas terão início previsto às 8h e conclusão prevista às 18h. A partir da conclusão dos serviços, é iniciada a retomada gradativa do abastecimento de água com expectativa de regularização completa nas 48h seguintes. Confira os dias previstos para a realização dos serviços de melhoria no sistema.

Abril

Dia 25

Maio

Dias 2, 9, 16, 23 e 30

Junho

Dias 6 e 13

Cidades que terão abastecimento de água afetado: Irecê, Itaguaçu da Bahia, América Dourada, João Dourado, Central, Jussara, São Gabriel, Presidente Dutra, Uibaí e respectivos povoados. As demais cidades da microrregião serão abastecidas emergencialmente pela Adutora do Feijão.

administrator

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *