logo lider noticias

Alunos do 4º ano do curso Técnico em Biocombustível realizam visita técnica no Hospital Municipal de Irecê

Alunos do 4º ano do curso Técnico em Biocombustível realizam visita técnica no Hospital Municipal de Irecê

Alunos(as) do 4º ano do curso Técnico em Biocombustível do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) Campus Irecê, realizaram visita técnica no Hospital Municipal de Irecê (HMI). Os discentes são do componente curricular Química Analítica.

Acompanhados(as) pelas professoras Emmanuelle Requião (Química) e Lucélia Ferreira (Matemática), os alunos obtiveram explicações do farmacêutico Mateus Paiva e da estagiária Iandra Machado sobre o tratamento das amostras solicitadas nos exames médicos (tipagem sanguínea, leitura no microscópio de amostra de urina e de sangue) e os testes rápidos para diagnósticos de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), como HIV, Hepatite (B e C) e sífilis. Também foi possível verem uma explanação e demonstração de como se dá o funcionamento do analisador hematológico, usado para quantificar o hemograma completo.

Lucélia explicitou, a partir da leitura de uma amostra sanguínea, a importância dos gráficos hematológicos gerados sob a perspectiva estatística, sendo assim ilustrado o quadro numérico de maior ou menor concentração do material, com o qual o responsável pela área trabalha. Isso posto, mostra-se perceptível a significância dessa intervenção pedagógica interdisciplinar no que tange à formação profissional dos estudantes.

Segundo Emmanuelle “essa visita técnica foi uma experiência pedagógica rica, posto que foram oportunizadas experiências reais sobre a aplicação dos métodos analíticos em amostras biológicas no campo hospitalar, alocando os estudantes em um cenário concreto de ensino e aprendizagem”. A mesma lembra que “essa visita só foi possível a partir da contribuição pedagógico-didática e disponibilidade da Biomédica Milene Ferreira e do Coordenador Danilo Dourado dessa instituição”.

Fonte: IFBA Irecê

administrator

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *