Um dos nomes mais conhecidos da música baiana, o cantor Bell Marques foi até a Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), nesta quinta-feira (17), para receber a Comenda 2 de Julho, a maior honraria do Legislativa baiano. Os deputados resolveram homenagear o artista pelas contribuições dele ao carnaval que projetaram a Bahia no Brasil e no mundo.
Familiares, amigos e fãs lotaram o plenário, e a sessão começou ao som de ‘Selva Branca’, um dos hits mais conhecidos de Bell. Os filhos do artista, os também cantores Rafa e Pipo, assistiram a cerimônia na primeira fileira. No discurso de entrega da comenda o deputado Marcinho Oliveira (União Brasil) disse que a homenagem tem um significado especial pela força que o 2 de Julho tem na história da Bahia. Ele também brincou com a música, “Eu fui atrás de um caminhão”, um clássico do Chiclete com Banana, que foi comandado pelo cantor.
“Como fã posso falar, posso descrever a emoção de ouvir as canções que marcaram e ainda marcam diversas gerações. Posso dizer, posso afirmar, que fui atrás de um caminhão fazer meu Carnaval e o Carnaval é feito no coração. Gostei, Bell é emoção. Posso dizer ainda que tem canções que marcam a nossa vida, que encontrei o meu amor na cidade Salvador, minha esposa”.
A Comenda 2 de Julho já foi entregue a personalidades como promotores e defensores públicos e artista como Carlinhos Brown e a atual ministra da Cultura Margareth Menezes.
Com 70 anos de idade e 45 anos de carreira, Bell Marques ficou emocionado ao receber a honraria e foi com a medalha no pescoço que ele começou o discurso perguntando “cadê minha guitarra?”.
Ele não segurou as lágrimas durante o seu discurso. “Eu queria agradecer muito, de coração, por essa homenagem. Agradecer a todos que vieram aqui. Hoje amanheci pensando que receber uma comenda como essa me faz ver o quão importante é o meu trabalho”, disse.
Após a solenidade, Bell contou que terá novidades para o próximo ano, quando completará dez anos de carreira solo. “Passou rápido, né? Estamos com vários projetos, inclusive em teatro. Nós vamos fazer muita coisa para que o público que gosta de ouvir, conhecer a minha história, possa ir no teatro, numa casa de shows para conhecer minha história. Ao Bell Prazer, 10 anos”, contou.