O deputado Cafu Barreto (PSD) apresentou, na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), uma moção de congratulações e aplausos pelos 62 anos de emancipação política do município de Uibaí, celebrados no dia 22 de setembro. O parlamentar pediu que a Casa dê conhecimento da homenagem à Prefeitura Municipal e Câmara de Vereadores local.
O documento traz informações sobre a origem do município, indicando que o povoamento da região se iniciou por volta do século XVIII, por criadores de gado vindos das margens do Rio São Francisco, e depois, por volta de 1847, formou-se o povoado de Canabrava do Gonçalo, no sítio de Venceslau, onde atraiu migrantes de diversas regiões da Bahia para extração do látex da maniçoba.
O parlamentar registrou que, pelo Decreto de n° 11.089, de 30 de novembro de 1938, o distrito de Canabrava do Gonçalo, pertence a Xique-Xique, passou a se chamar Uibaí e, quando se emancipou, era constituída apenas do distrito sede. Depois – anotou o parlamentar – foi criado o distrito de Hidrolândia, o qual apareceu pela primeira vez em uma divisão territorial em 1979.
“Não podemos esquecer dos seus belos pontos turísticos, é possível se deparar com belezas naturais com muito verde, como é o caso do Balneário do Brejo e Banheirão, da Fonte Grande de Uibaí, da Cachoeira do Gasto Sabão e da Cachoeira Azul. O São João da cidade é outro atrativo do município, assim como de grande parte dos interiores do Estado”, ressaltou Cafu Barreto.