O deputado Cafu Barreto (PSD) comemorou o Dia Mundial da Água com moção de congratulações que protocolou na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA). No documento, ele lamenta que, apesar de ser um recurso natural indispensável à vida, muitas pessoas ainda sofram com a sua escassez, “a exemplo da seca que afeta, de forma crônica, nosso Estado, bem como toda a Região Nordeste”.
De acordo com o parlamentar, o acesso à água potável e ao saneamento básico é um direito humano “essencial, fundamental e universal, indispensável à vida com dignidade”, e reconhecido pela ONU como condição para o gozo pleno da vida e dos demais direitos humanos.
Assim, no Dia Mundial da Água (22 de março), “devemos utilizar o momento para intensificar os esforços para que todos os baianos disponham de água potável”, declarou o parlamentar, ao reafirmar a responsabilidade de gerirmos melhor os recursos hídricos do planeta. Ele aproveitou para registrar a grave crise de escassez hídrica atual, “uma vez que o direito ambiental passa a ser utilizado como ferramenta relevante na defesa das comunidades pobres”. Na concepção do deputado, a água é um recurso estratégico para a humanidade, “pois mantém a vida no planeta Terra, sustenta a biodiversidade e a produção de alimentos e suporta todos os ciclos naturais”.