Deputado Cafú Barreto (PSD)
Foto: AscomALBA/AgênciaALBA
O deputado Cafú Barreto (PSD) sugere a implantação de uma Unidade de Tratamento Intensivo na Maternidade Maria Conceição de Jesus, localizada na Avenida Afrânio Peixoto, no subúrbio ferroviário de Salvador. De acordo com o parlamentar, uma UTI na maternidade é de extrema importância para garantir a segurança e a saúde tanto da mãe quanto do bebê durante o período de pós-parto. A indicação, protocolada na Assembleia Legislativa, está endereçada ao governador Jerônimo Rodrigues e à secretária estadual da Saúde, Roberta Santana.
O parlamentar diz que nos últimos anos o Governo da Bahia investiu significativamente na área de assistência materno-infantil de alta qualidade, demonstrando seu compromisso com a população baiana. Ele lembra que em 2021 foi inaugurada a Maternidade Maria Conceição de Jesus, referência terciária para a região de saúde da capital baiana, efetivando a ampliação da assistência com a implantação de UTI Neonatal, Banco de Leite e Centro de Parto Normal.
Cafú afirma que a unidade está estruturada com perfil de Hospital Especializado em Obstetrícia e Neonatologia, de médio porte, desenvolvendo um trabalho voltado à assistência à gestante e ao recém- nascido, com 100% dos procedimentos ofertados ao SUS, organizando processos de trabalho capazes de garantir atendimento humanizado e resolutivo; acolhimento com classificação de risco; boas práticas e segurança na atenção ao parto, abortamento, nascimento e puerpério; além de certificação como “Hospital Amigo da Criança”.
O legislador considera que uma UTI materna oferece cuidados especializados para gestantes que apresentam complicações obstétricas, como pré-eclâmpsia, hemorragia pós-parto e infecções graves, proporcionando o suporte necessário para estabilizar a condição da mãe e prevenir danos maiores à sua saúde. Além disso, prossegue o autor da proposição, a UTI materna também pode ajudar a prevenir a mortalidade materna e neonatal, uma vez que o acesso rápido a cuidados intensivos pode salvar vidas em casos de emergência obstétrica.
” A implantação da UTI materna na MMCJ constitui uma relevante intervenção, com repercussões locais e em rede, pois há uma demanda real na área de assistência materno-infantil e a referida indicação contribui na qualificação do serviço público, reduzindo consideravelmente o risco à vida de gestantes”, finalizou o deputado Cafú Barreto.

