O deputado Cafu Barreto (PSD) lamentou o falecimento do médico urologista Sinobelino Dourado, aos 72 anos, ocorrido na segunda-feira (8), em Salvador. Em moção de pesar registrada na ata dos trabalhos da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), o parlamentar destacou que a morte de Sinobelino representa uma perda inestimável para a medicina, a política e, sobretudo, para a comunidade de América Dourada e região.
“É com profunda tristeza que recebo a notícia do falecimento do Dr. Sinobelino Dourado. Tive a honra de ser seu paciente e testemunhar de perto sua competência e dedicação. Mais do que um médico, ele foi um exemplo de homem e de líder, cuja ausência será sentida por todos que tiveram o privilégio de conhecê-lo”, escreveu Cafu Barreto.
Na moção, o parlamentar ressaltou que Sinobelino dedicou sua vida tanto ao cuidado humano quanto à vida pública. “Ele fez história como o primeiro prefeito do município de América Dourada, exercendo o cargo por dois mandatos. Sua atuação política foi marcada por um profundo compromisso com o desenvolvimento da cidade e o bem-estar de seus cidadãos, realizando serviços essenciais que beneficiaram não apenas América Dourada, mas toda a região”, afirmou.
Na área da saúde, destacou Cafu, Sinobelino foi um médico renomado, com uma “trajetória marcada pelo cuidado humano, pela competência e pela maneira respeitosa com que tratava a todos, salvando inúmeras vidas e ajudando muitas outras a vir ao mundo”. O médico também atuou como diretor da antiga Diretoria Regional de Saúde (Dires) em Irecê, “deixando um legado de dedicação à saúde pública”.
Por fim, o deputado ressaltou que o legado de Sinobelino Dourado transcende suas conquistas profissionais e políticas. “Ele será lembrado como um amigo do povo, um homem que fez da medicina e da política instrumentos de cuidado e transformação social. Sua memória permanecerá viva na comunidade de América Dourada e nos municípios vizinhos, como exemplo de liderança, humanidade e compromisso”, concluiu, ao prestar condolências aos familiares, amigos e à população da região.