logo lider noticias

Câmara de Vereadores de João Dourado promove Audiência Pública para debater Programa Municipal de Coleta Seletiva dos Resíduos Sólidos Domiciliares

Câmara de Vereadores de João Dourado promove Audiência Pública para debater Programa Municipal de Coleta Seletiva dos Resíduos Sólidos Domiciliares

Com mais de 25 mil habitantes, o município de João Dourado gera cerca de 270 toneladas de lixo todo mês. Entre esses resíduos estão os domiciliares, oriundos de atividades domésticas, e os de limpeza urbana.

No entanto, vale salientar: o resíduo ter sido descartado não significa que ele não tenha mais valor. Nesse sentido, é importante fazer a diferenciação entre resíduos e rejeitos.

O resíduo é aquilo que, após o descarte, pode se tornar matéria-prima de um novo produto ou processo. Os rejeitos são os descartes que não possuem viabilidade econômica de tratamento. Assim, é fundamental que eles recebam uma disposição final ambientalmente adequada.

Foi por isso que na manhã desta terça-feira (22), a Câmara de Vereadores de João Dourado sediou um importante debate acerca do Projeto de Lei 733/2023, de autoria do Poder Executivo, que propõe a implantação do Programa Municipal de Coleta Seletiva dos Resíduos Sólidos Domiciliares.

O evento, promovido pelo Poder Legislativo em conjunto com o Conselho Municipal em Defesa do Meio Ambiente (CONDEMA), foi conduzido pela vereadora Rosângela Cardoso, presidente da Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final, e contou com a participação de representantes das secretarias municipais de Obras, Educação, Meio Ambiente, Saúde e Assistência Social; da engenheira ambiental Maíla Falcão, especialista em Meio Ambiente, Águas e Saneamento; lideranças e representantes de diversos segmentos da sociedade.

Durante a audiência temas como saúde pública, sustentabilidade, desenvolvimento social, legislação, economia e a importância vital da criação de campanhas de conscientização da população foram amplamente debatidos.

✅ Com as informações adquiridas durante o encontro, a Câmara de Vereadores seguirá, agora, trabalhando na tramitação do PL 733/2023.

Poder Legislativo de João Dourado
Compromisso com nosso povo💪🏼

administrator

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *