O projeto de lei 2720 que torna crime a discriminação contra políticos, sob pena de até 4 anos de prisão, foi aprovado na noite desta quarta-feira (14), na Câmara. No entanto, o deputado federal Capitão Alden (PL-BA) votou contra a proposta. Agora a proposição será apreciada pelo Senado.
A proposta aprovada diz que políticos, magistrados, parentes e até pessoas ligadas à autoridade não podem sofrer discriminação porque respondem a processo ou investigação, seja por corrupção, improbidade ou demais apurações. A proteção concedida às chamadas pessoas politicamente expostas, segundo o projeto que agora vai ao Senado, vale por cinco anos após a autoridade deixar o posto. O artigo que tornava crime injuriar a autoridade investigada foi retirado do texto pelos deputados.
“Votei não ao PL2720 que prevê prisão para quem criticar políticos e demais pessoas públicas. Votei contra privilégios e contra mais uma ferramenta que arranca do cidadão brasileiro a sua liberdade de expressão”, disse o parlamentar nas redes sociais ao anunciar o seu posicionamento.