logo lider noticias

Comissões da Assembleia Legislativa realizam sessão itinerante na Chapada Diamantina para ouvir demandas da região

Comissões da Assembleia Legislativa realizam sessão itinerante na Chapada Diamantina para ouvir demandas da região

Onze deputados das comissões de Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico e Turismo e de Agricultura e Política Rural realizaram na última quinta (1º) e sexta-feira (2) uma sessão itinerante para ouvir de prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, secretários, setor produtivo, trade turístico e sociedade civil organizada as demandas da Chapada Diamantina e visitaram empreendimentos que empregam milhares de pessoas em Mucugê e Ibicoara.

Presidente da Comissão de Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico e Turismo, o deputado estadual Eduardo Salles explicou que a intenção das sessões itinerantes é aproximar o Legislativo da população e intermediar com o Executivo e o Judiciário ações que possam efetivar as demandas de cada região, além de elaborar leis mais sintonizadas para a geração de empregos com sustentabilidade.

“Acredito que foi um momento histórico para a região porque demos voz a 28 municípios que fazem parte do Consórcio Chapada Forte. Representantes políticos e o setor produtivo apresentaram aos deputados as demandas nas áreas de segurança pública, estradas, conectividade, preservação ambiental, esgotamento sanitário, estruturação do turismo regional, segurança hídrica, assistência técnica e linhas de crédito para produtores rurais e muitas outras”, explicou Eduardo Salles.

“Agora é acolher todas as demandas apresentadas a ambas as comissões durante os dois dias e encaminhar aos órgãos que têm competência. A palavra de ordem é resolutividade”, acrescentou Manuel Rocha, presidente da Comissão de Agricultura.

No primeiro dia da visita, em Mucugê, os parlamentares, ao lado da prefeita Ana Medrado, conheceram a história desde a época do garimpo até a atualidade, ouvindo as principais dificuldades estruturais para o incremento do turismo no município e na região.

Na sexta-feira, na Câmara de Mucugê, o plenário ficou lotado e representantes do turismo, dos pequenos produtores rurais, que representam mais de 70% na Chapada Diamantina, das grandes empresas e do Consórcio Chapada Forte apresentaram aos deputados um panorama dos problemas que atrapalham o desenvolvimento econômico com sustentabilidade na região.

À tarde, com a presença do prefeito de Ibicoara, Gil, a comitiva visitou a Igarashi, a Fazenda Progresso e a Vinícola Uvva que, juntas, empregam mais de 6.000 pessoas de Ibicoara, Mucugê e região com a produção de batata, tomate, mirtilo, alho, cebola, café, uva e outras culturas.

Além de Eduardo Salles e Manuel Rocha, estavam presentes as deputadas Maria del Carmen, presidente a CCJ (Comissão de Constituição e Justiça), e Cláudia Oliveira, os deputados Raimundinho da JR, Luciano Araújo, Pedro Tavares, Ricardo Rodrigues, Marquinho Viana, Tiago Correia e Penalva.

Na quarta-feira (7) as duas comissões participam, em Luís Eduardo Magalhães, durante a Bahia Farm Show, de outra sessão itinerante conjunta.

administrator

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *