logo lider noticias

De olho em 2024, nomes de pré-candidatos à prefeitos de Ibipeba já são articulados

De olho em 2024, nomes de pré-candidatos à prefeitos de Ibipeba já são articulados

A cadeira do prefeito Demostenes Sousa (PSD) que está no segundo mandato começa a ser articulada por grupos políticos em Ibipeba. O atual prefeito, até o momento não definiu que nome vai apoiar, enquanto isso as pedras do xadrez começam a serem cantadas. 

Durante o carnaval, os pré-candidatos ao cargo de prefeito de Ibipeba aproveitaram para colocar o “bloco na rua”. Quem acompanhou as redes sociais e os grupos do WhatsApp, se surpreendeu com inúmeros nomes sendo colocados como possíveis pré-candidatos.

O apoio do atual prefeito Demostenes Sousa, que encerra seu mandato em dezembro 2024, deve ser o fiel da balança, haja vista que sua gestão segue com excelente aprovação. O candidato que tiver o seu apoio, certamente logrará êxito, devido a força política que a situação tem mantido. Prova disso foram as eleições de 2022, em que o prefeito e seu grupo político, garantiu aos seus candidatos a governador, senador e deputados, uma votação expressiva e histórica. 

Faltam menos de dois anos, claro que até lá os nomes vão afunilando, e outros vão surgindo, alguns ganhando força e outros angariando apoios. 

Ao longo deste ano, a conjuntura política municipal pode sofrer algumas modificações, seja por fatores internos como articulação entre lideranças e partidos políticos ou externos como fusões, incorporações e federações de partidos que podem se formar ao longo de 2023 com vistas para as eleições municipais de 2024 e gerais de 2026. Ao final das articulações, os candidatos podem se unir.

Em conversa com a nossa equipe, o atual prefeito Demostenes Sousa disse que está focado em sua gestão e que ainda é cedo para decidir. Democrático, ele deve ouvir o grupo político e a população, para tomar uma decisão.  

Nossa equipe apurou quais são os nomes principais que vem sendo ventilados. Entre os possíveis nomes, o de Rhallber Amorim desponta como um dos nomes favoritos para a próxima eleição municipal, devido a seu capital político acumulado como vereador, quando foi o vereador mais votado na cidade nas últimas eleições. Ele é sobrinho do atual prefeito e filho do ex-prefeito Nei Amorim. Rhallber tem 34 anos, é Odontólogo pós-graduado em implantodontia.  Criado no pequeno povoado de São Tomé de Ibipeba. Atualmente exercendo o legislativo como vereador em Ibipeba-Ba. Foi o vereador mais bem votado do município em 2020 com 955 votos e vem realizando um mandato de respeito, trabalho prestado e muito carisma.  Apesar de jovem e com pouco tempo de carreira política, vem se destacando positivamente no cenário político de sua cidade.

Outro nome cogitado é do atual tesoureiro do município, Regis Amorim Rocha. Regis já exerceu cargo de vice-prefeito do município e tem uma vasta experiência administrativa.

O filho do ex-prefeito Jovino, Ginis Bastos Barreto é mais um nome cotado para disputa para o cargo de Prefeito pelo grupo de situação. Ele é advogado e exerce a função atual de procurador da câmara. O seu nome tem ganhado força nos últimos dias. 

O atual vice-prefeito, Rominho Malaquias, é mais um nome sugerido para apreciação pelo grupo de situação. Rômulo Malaquias de Sousa é filho do ex-prefeito de Ibipeba Mário Malaquias de Sousa. Rominho é professor, agropecuarista criado em berço de líderes comunitários, exerceu cargo de vereador por 6 mandatos consecutivos, foi presidente da Câmara de Vereadores, deixando como legado a Galeria Turíbio Santos.

Enquanto o grupo de situação demonstra muita empolgação, o grupo de oposição ainda aparece meio tímido. Até o momento, somente o pré-candidato Domingos Santos manifestou publicamente o interesse em disputar as eleições. Natural de Ibipeba, Domingos Santos, já disputou o cargo de vereador, mas não foi eleito. Já exerceu os cargos de Secretário de Infraestrutura, Turismo e de Assistente Administrativo.

O ex-prefeito Israel Lelis negou ser pré-candidato e disse que iria analisar o apoio. Tentamos contato também com o Danilo Rocha, que disputou as últimas eleições. Segundo ele, o PT não descarta a possibilidade de lançar um candidato que seja um consenso entre os filiados. As decisões são tomadas de forma coletiva, e ainda não fizeram uma reunião para debater as eleições de 2024.

Visto que estamos esperando a decisão do diretório estadual sobre uma possível prorrogação dos mandatos dos presidentes municipais do partido

Enquanto os nomes da disputa não se definem, quem você acredita estar mais preparado para ser o prefeito de Ibipeba? 

administrator

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *