Determinado a elucidar a crise causada pelas fraudes contábeis das Americanas, o Deputado Diego Coronel apresentou até o momento 14 requerimentos na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Americanas S.A.
Apuração Rigorosa
A CPI das Americanas S.A, foi instaurada em 17 de maio na Câmara dos Deputados em resposta à recuperação judicial solicitada pela Americanas após um anúncio de rombo contábil de R$ 20 bilhões em 19 de janeiro.
O Deputado Diego Coronel, apresentou uma série de requerimentos em co-autoria com o Deputado Domingos Neto (CE), seu colega do PSD, os quais focam em investigar as operações financeiras e procedimentos contábeis da empresa, ouvindo diversas pessoas e requisitando documentos, para que o colegiado de investigação parlamentar possa avançar nas apurações.
Em depoimento à CPI, o atual CEO das Americanas, Leonardo Coelho Pereira, destacou a gravidade da situação, afirmando que as irregularidades nas contas da empresa não configuram meras inconsistências contábeis, mas sim fraude.
Paralelamente, o Presidente da Comissão de Valores Mobiliários -CVM, João Pedro Barroso, mencionou a existência de fortes indícios de crimes cometidos pela empresa contra o mercado de capitais.
“O Brasil precisa ter um ambiente de negócios equilibrado e não pode permitir fraudes que prejudiquem a imagem do país no que diz respeito à economia”, afirmou o Deputado Gustinho Ribeiro, presidente da CPI, que tem previsão de conclusão dos trabalhos em 120 dias, podendo ser prorrogado por mais 60 dias.
Compromisso com a Transparência, Proteção ao Mercado e aos Trabalhadores
Diego Coronel demonstra seu comprometimento em proteger o mercado de capitais brasileiro e buscar justiça para os afetados. Além de coletar informações sobre as operações financeiras das Americanas S.A, os requerimentos de Diego Coronel também refletem a preocupação com os empregos, credores e com os pequenos fornecedores afetados diretamente pela crise na empresa.
Após a conclusão do relatório do Deputado Carlos Chiodini (MDB-SC), Coronel tem como objetivo fundamentar medidas legislativas, que serão apresentadas na Câmara dos Deputados, com vistas a prevenir futuras fraudes ao mercado de capitais e aperfeiçoar o ordenamento jurídico brasileiro.
“A sociedade brasileira acompanha atentamente o desenvolvimento desta investigação, esperando que a atuação dos parlamentares resulte em um mercado de capitais mais íntegro e responsável, no qual todos os cidadãos possam ter segurança para investir seu capital conquistado com muito trabalho e suor, não tendo que se preocupar em perder suas rendas para fraudadores.” – comentou Coronel.
1 Comment