logo lider noticias

DR. DIEGO CASTRO QUER VEDAR EXIGÊNCIA DE PASSAPORTE VACINAL PARA ACESSO EM PRÉDIOS PÚBLICOS

DR. DIEGO CASTRO QUER VEDAR EXIGÊNCIA DE PASSAPORTE VACINAL PARA ACESSO EM PRÉDIOS PÚBLICOS

O deputado Dr. Diego Castro (PL) protocolou projeto de lei, na Casa Legislativa, que dispõe sobre as medidas voltadas ao enfrentamento de pandemias, epidemias e endemias no Estado da Bahia. Entre diversas ações, o PL proíbe a exigência de comprovação de vacinação como critério para acesso aos prédios públicos, e como motivo de afastamento e corte de salário de servidores públicos não vacinados.

Em seus artigos, a lei proposta prevê a disponibilização, pelo Estado, de informações sobre pandemias, epidemias e endemias em meio oficial; a utilização de máscara facial de proteção individual em ambientes fechados e em ambientes com grande circulação de pessoas; e a realização de testes rápidos de antígeno (TR-Ag) e congêneres.

Segundo a matéria, as medidas estabelecidas pelo Poder Público serão feitas com a recomendação técnica do Conselho Regional de Medicina, “com base em evidências científicas e em análises sobre as informações estratégicas em saúde, e deverão ser limitadas no tempo e no espaço, ao mínimo indispensável à promoção e à preservação da saúde pública”, destacou.

Às pessoas afetadas pelas medidas, a lei assegurará o direito de tratamento gratuito; informação sobre o seu estado de saúde e a assistência à família conforme regulamento; e pleno respeito à dignidade, aos direitos humanos e às liberdades fundamentais das pessoas.

Para o parlamentar, a gestão de pandemias, epidemias e endemias pela formulação de políticas públicas, visando a consecução da segurança sanitária, “não deve deixar de observar a imperiosa submissão ao princípio da legalidade, notadamente pelo respeito aos direitos e liberdades individuais”, justificou.

Foto: AscomALBA/AgênciaALBA

administrator

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *