![](https://lidernoticias.com/wp-content/uploads/2024/03/76b05186-1d2b-4f0d-88f1-bdfa32ca13d8.jpg)
![](https://lidernoticias.com/wp-content/uploads/2024/03/76b05186-1d2b-4f0d-88f1-bdfa32ca13d8.jpg)
A ex-prefeita de América Dourada, Rosa Maria Dourado Lopes, conhecida como Rose Dourado, declarou que não irá disputar as eleições municipais de 2024. A informação foi confirmada pela própria Roze, que demonstra as dificuldades de concorrer às eleições em razão da perda recente e dolorosa do seu marido, Guina, falecido em Agosto de 2023 devido uma leucemia.
Empresário bem sucedido, Guina era também político, e chegou a ser prefeito da cidade de América Dourada entre 2004 e 2012. Ele passou por um procedimento de transplante de medula óssea, mas não teve evolução e acabou morrendo aos 64 anos.
Veja a carta na íntegra:
Conterrâneos e conterrâneas do município de América Dourada,
Com o coração cheio dos mais distintos sentimentos, em razão do turbilhão que transformou definitivamente a minha vida tão repentinamente, e, em consequência da figura pública que sou, ou que um dia fui, sinto-me, mais uma vez, na obrigação de me dirigir a você, americodouradense, que espera um posicionamento meu sobre as eleições municipais que se aproximam.
A pauta em questão é muito séria, pois, entre tantas definições, a política também é um instrumento de transformação social e foi buscando alcançar este propósito que traçamos as metas da nossa gestão, enquanto estive prefeita deste município.
Confesso que é angustiante ver o desvio da rota que idealizamos e implantamos em América Dourada, onde as políticas públicas eram de fato aplicadas; onde a saúde, a educação e assistência social, pilares de toda e qualquer gestão pública, se destacavam pelos resultados positivos.
A angústia de ver e viver o retrocesso me faz pensativa. Por qual razão mesmo a descontinuidade do nosso projeto político?
A vida é cheia de ciclos e neste momento entendo que o da política se fechou, aliás, foi fechado. Justamente por ter sido a escolha da maioria, não me sinto culpada por não estar pronta para atender aos anseios daqueles que clamam pelo meu retorno.
Enquanto estive à frente da gestão municipal eu “comia, bebia e respirava” por América Dourada; eu tentei fazer com que compreendessem a necessidade de fazer gestão sem apadrinhamentos e jeitinhos para garantir um município desenvolvido, bem visto, respeitado… e conseguimos.
Hoje me sinto frágil emocionalmente, não tenho a presença Guina ao meu lado, meu esposo, companheiro, mentor, político incomparável. Não estou preparada para um embate político sem a sua orientação, articulação e cuidado.
Por mais que palavras sejam ditas, jamais conseguirei expressar o tamanho da lacuna que restou em minha vida após a partida do meu amado companheiro Guina, que, em seu leito de morte, quando já sentia suas forças indo embora, me disse: “Rose, eu estou morrendo, cuide dos nossos meninos”.
Por essa e por tantas razões muito óbvias, afirmo que não pleitearei cargo eletivo nas eleições municipais de 2024. Entendo que neste momento preciso seguir fazendo a gestão dos negócios da família; me dedicar aos meus familiares; cuidar ainda mais da minha prole, Paloma e Pablo, nossos maiores patrimônios; preciso aproveitar ainda mais o convívio com a minha admirável mãezinha.
Por fim, peço a compreensão de todos, agradeço imensamente pelo acolhimento e reconhecimento do meu nome para representá-los. Me sinto honrada, mas, ao contrário do que alguns pensam, não existe vaidade, a decisão é sob RESPONSABILIDADE e RESPEITO que tenho pelo nosso povo.
Muito obrigada, seguiremos juntos, como cidadã e cidadão que almeja e busca o desenvolvimento da nossa Terra.
ROSE DOURADO
América Dourada – BA
22 de março de 2024