Por meio de moção de congratulações protocolada na Assembleia Legislativa, a deputada Fabíola Mansur (PSB) parabenizou as artistas baianas Margareth Menezes e Daniela Mercury, que, na última terça-feira (14), tomaram posse na Academia Brasileira de Cultura (ABC), em cerimônia realizada no campus da Fundação Cesgranrio, no Rio de Janeiro.
Margareth Menezes e Daniela Mercury ocupam, agora, as cadeiras cujos titulares eram a cantora Elza Soares e o cantor e compositor Gonzaguinha, respectivamente. Além das artistas cantoras baianas, Alcione, Glória Pires, Conceição Evaristo, Viviane Mosé, Liniker, Juma Xipaia, José Luiz Ribeiro,Vanessa Giácomo, Antenor Neto e Luana Xavier também passaram a pertencer à referida academia. “São personalidades consagradas no cenário cultural do Brasil, hoje imortais da Academia Brasileira de Cultura”, disse.
Na opinião da parlamentar, é fundamental que os artistas brasileiros sejam distinguidos e reconhecidos, para a preservação e enriquecimento da identidade nacional. “A presença dessas grandiosas artistas na ABC vai fortalecer nossa luta pelas causas culturais”, afirmou.
VALORIZAÇÃO DA MEMÓRIA
No documento, a parlamentar apontou os motivos do surgimento da agremiação, como resposta à necessidade de fortalecer o setor cultural no Brasil, “unindo notáveis personalidades de diversas esferas artísticas, com o objetivo de promover o pensamento crítico e a defesa em prol das artes e da valorização da memória cultural brasileira”, colocou.
A Academia Brasileira de Cultura é composta por 55 notáveis de diversas áreas da cultura, entre os quais, Ana Botafogo, Zeca Pagodinho, Fátima Bernardes, Elisa Lucinda, Christiane Torloni, Lilia Cabral, Ney Latorraca, Beth Goulart, Rosamaria Murtinho, Gabriel Chalita e o maestro Isaac Karabtchevsky. Alguns imortais da Academia Brasileira de Letras também fazem parte da ABC, como Domício Proença, Arno Wehling e Arnaldo Niskier.
Ao parabenizar os novos representantes, a legisladora destacou a importância da presença de Daniela e Margareth na academia.“São admiráveis personalidades que contribuirão significativamente para o enriquecimento da instituição. É uma honra para a Bahia que nomes tão importantes e representativos da cultura do nosso país sejam reverenciados. Um orgulho para nossa terra”, comemorou.