logo lider noticias

FABÍOLA MANSUR PARABENIZA NOVA REITORA DA UFRB

FABÍOLA MANSUR PARABENIZA NOVA REITORA DA UFRB

A deputada Fabíola Mansur (PSB) apresentou, na Assembleia Legislativa, uma moção de congratulações dirigida à Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e à professora doutora Georgina Gonçalves dos Santos, que foi nomeada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para o cargo de reitora da instituição. A nomeação foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) no último dia 2 de agosto.

A professora Gina, como é conhecida, se tornou a primeira mulher a assumir a reitoria da UFRB e vai substituir o professor Fábio Josué, que comandou a universidade no quadriênio 2019-2023. Agora, ele ocupará a função de vice-reitor. A nova reitora fará a gestão da UFRB no quadriênio 2023-2027. “Ela foi escolhida como primeira na lista tríplice do Conselho Universitário (Consuni) da UFRB, durante reunião ocorrida em maio de 2023. Ainda em 2019, a professora baiana era o primeiro nome da lista, mas não foi nomeada pelo governo anterior, do ex-presidente Jair Bolsonaro”, contextualizou a legisladora em sua moção.

Graduada em Serviço Social pela Universidade Católica do Salvador (UCSal), Georgina é mestre em Educação pela Universidade Federal da Bahia (Ufba) e doutora em Sciences de l’Éducation – Université de Paris VIII. Na UFRB, onde é professora associada desde 2009, já dirigiu o Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL), entre 2011 e 2015, foi vice-reitora de 2015 a 2019 e reitora eleita em 2019, mas não empossada.

A reitora também é consultora da Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Estado do Maranhão e membro da Rede Internacional de Pesquisa sobre Avaliação pelo Estudante – Réseau International de Recherche sur l’Évaluation de l’Enseignement par les Étudiants. Georgina também é professora do Programa de Pós-Graduação de Estudos Interdisciplinares sobre Universidade, EISU da Ufba e do Programa de Pós-Graduação de Políticas Sociais e Território da UFRB. “Ela tem larga experiência na área de Serviço Social, atuando principalmente no ensino superior, ações afirmativas, serviço social, políticas sociais e vida universitária”, explicou a deputada.

“A nomeação da professora Georgina Gonçalves, uma mulher que assume pala primeira vez a reitoria da UFRB, é um momento histórico. Celebro, com muita alegria, esse momento. Tenho certeza que a instituição ganha uma gestora competente e comprometida com a educação”, disse Fabíola Mansur.

administrator

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *