logo lider noticias

FABÍOLA MANSUR SAÚDA OS 40 ANOS DO NEIM

FABÍOLA MANSUR SAÚDA OS 40 ANOS DO NEIM

Através de moção protocolada na Assembleia Legislativa, a deputada Fabíola Mansur (PSB) parabenizou os 40 anos de criação do Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre a Mulher (Neim), fundado em maio de 1983.

Segundo a parlamentar, criado como núcleo vinculado ao mestrado em Ciências Sociais da Universidade Federal da Bahia (Ufba), o Neim se destaca não apenas por ser o núcleo de estudos feministas mais antigo do Brasil, mas também por sua atuação voltada à promoção de inúmeras atividades nas áreas de ensino, pesquisa e extensão. Atividades, segundo ela, “sempre voltadas à formação de uma consciência crítica acerca das relações de gênero hierárquicas, predominantes em nossa sociedade, e da consequente especificidade da condição feminina”.

Em 1995, o Neim conquistou, de acordo com Fabíola, um lugar de maior destaque na Ufba, ascendendo à categoria de órgão suplementar. “Hoje, o núcleo é reconhecido pela sua enorme competência, tanto nacional quanto internacionalmente, destacando-se dentre os principais centros de ensino e pesquisa na área dos estudos sobre a mulher e as relações de gênero do Brasil. No âmbito nacional, tal reconhecimento materializa-se com a criação do Programa de Pós-Graduação (mestrado e doutorado) em Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres, Gênero e Feminismo (PPGNEIM), o primeiro nessa temática no país e na América Latina”, escreveu a legisladora, no documento.

Ela contou ainda que, em 2009, mais um passo foi dado no avanço dos estudos nessa área, com a criação do curso de Bacharelado em Estudos de Gênero e Diversidade, com concentração em políticas públicas, no período noturno e com oferta de 50 vagas anuais. Trata-se, segundo Fabíola, de uma graduação que visa à formação de profissionais que possam atuar na área de gênero e diversidade no planejamento, execução e avaliação de políticas públicas.

Como explicou a deputada, na moção, o Neim, formado inicialmente por um pequeno grupo de professoras e alunas da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, muitas oriundas do Grupo Feminista Brasil Mulher, logo passou a contar também com a participação de docentes vinculados a outras unidades de ensino e pesquisa da Ufba. Atualmente, o Neim dispõe de uma equipe de mais de 25 pessoas, incluindo professoras pesquisadoras, pesquisadoras associadas, bolsistas, estagiários e pessoal técnico-administrativo.

“Ao longo destes 40 anos, o Neim conquistou o reconhecimento da sociedade brasileira, da academia e dos organismos de governo. O trabalho desenvolvido é conhecido e reconhecido em diversos países. Uma conquista que chegou com muito trabalho, competência, eficiência, responsabilidade e compromisso social”, declarou Fabíola, que disse ter participado da celebração dos 40 anos do Neim “numa histórica sessão na Reitoria da Ufba”, no dia 17. Segundo ela, a sessão foi embalada pelo slogan Desde 1983 Articulando a Teoria e Práxis Feminina.

“Com certeza, uma ponte na formação de centenas de mulheres na luta e resistência em defesa dos direitos e no enfrentamento ao machismo, racismo e LGBTFobia. Muito feliz de ter participado desse momento ao lado da professora Cecília Sardenberg, uma das fundadoras do Neim, e tantas outras bravas mulheres, acadêmicas e intelectuais que nos inspiram com suas trajetórias e lutas. Seguiremos lutando para fortalecer o papel da mulher na sociedade. Vida longa ao Neim”, concluiu Fabíola Mansur.

administrator

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *