logo lider noticias

FABÍOLA SUGERE CRIAÇÃO DO DIA DO AUDITOR FISCAL NA BAHIA

FABÍOLA SUGERE CRIAÇÃO DO DIA DO AUDITOR FISCAL NA BAHIA

A deputada Fabíola Mansur (PSB) apresentou, na Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, um projeto de lei em que propõe a criação do Dia do Auditor Fiscal, a ser instituído no calendário oficial de eventos do Estado. A data sugerida para a comemoração anual é 21 de setembro.

O objetivo da iniciativa, conforme destacado por Fabíola em seu projeto, é reconhecer o mérito e a importância dos referidos profissionais que desempenham funções relevantes no processo de desenvolvimento e estruturação da sociedade baiana. O texto estabelece ainda o Instituto dos Auditores Fiscais do Estado da Bahia, entidade associativa sem finalidade lucrativa, como entidade de representação de classe.

Em sua justificativa, Fabíola frisou que a organização do Estado depende do imprescindível equilíbrio entre receitas e despesas, processo que vai da tributação até a estruturação do orçamento do sistema financeiro. “Para alcançar tal finalidade, o Estado precisa efetuar pesquisas, investigações, estudos econômicos e jurídicos em matérias relativas aos ingressos e gastos públicos assim como sua incidência sobre o sistema econômico e social e à análise das estatísticas tributárias, atribuições estas que são procedidas pelos auditores fiscais”, argumentou a deputada.

De acordo com a autora da proposição, a instituição de um dia específico para homenagear os profissionais ajudará no trabalho de conscientização do povo no que diz respeito à “essencialidade das atividades dos auditores e também sobre a importância do recolhimento dos tributos para organização estatal e pleno desenvolvimento da sociedade”.

A data de 21 de setembro para a comemoração, justificou Fabíola, se dá por ser o dia de São Mateus. Antes de ser apóstolo, ele exercia a profissão de coletor de impostos, contexto que demonstra a importância da função desde a Roma Antiga.

Foto: AscomALBA/AgênciaALBA

administrator

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *