logo lider noticias

Legislativo concede Comenda 2 de Julho para o deputado federal Leo Prates

Legislativo concede Comenda 2 de Julho para o deputado federal Leo Prates

Sessão especial, proposta pelo deputador Vitor Azevedo (PL), foi marcada por pronunciamentos emocionados

O Plenário Orlando Spínola ficou lotado para homenagear o ex-deputado estadual e atual deputado federal Leo Prates (PDT), que recebeu, bastante emocionado, a maior honraria da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) na manhã desta sexta-feira (12). A sessão especial que outorgou a Comenda 2 de Julho ao congressista foi proposta pelo deputado Vitor Azevedo (PL) e reuniu lideranças, políticos, correligionários, amigos e familiares do homenageado. Os deputados Tiago Correia (PSDB), Marquinho Viana (PV), Luciano Araújo (SD), Samuel Junior (Republicanos) e Fabíola Mansur (PSB) foram destacados para conduzir Prates ao plenário da Casa.

A solenidade foi aberta com a execução do Hino Nacional, ao ritmo de samba reggae, cantado pela aluna do Centro Educacional Especializado da Apae, Ruth Souza, de apenas 15 anos. Sua participação foi simbólica pela bandeira comum, do proponente e do homenageado, em defesa das pessoas com deficiência. Leo Prates anunciou que, inspirado em proposta de Vitor Azevedo, apresentará na Câmara dos Deputados projeto de lei que estabelece prazo de validade indeterminado para os laudos e perícias médicas que atestam o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e a síndrome de Down.

“Leo Prates é um exemplo vivo de dedicação, comprometimento e eficiência no serviço público. Seu legado é marcado pela promoção do bem-estar social e pelo cuidado com os mais vulneráveis. Como amigo e colega, posso testemunhar sua integridade e sua paixão por fazer a diferença na vida das pessoas”, disse Vitor Azevedo, destacando, sobretudo, a atuação do parlamentar no combate à pandemia do coronavírus em Salvador, quando foi secretário de Saúde da capital baiana.

O discurso de Vitor Azevedo sobre a trajetória de Prates foi amparado por um vídeo, exibido na sessão especial, que contou um pouco da biografia do homenageado. Realçaram da formação como engenheiro eletricista pela Ufba até chegar à Câmara de Vereadores de Salvador, da qual foi presidente de 2017 a 2018, ano que se elegeu deputado estadual. Também anotaram sua passagem no Executivo municipal, licenciando-se da ALBA, para assumir, inicialmente, a Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza, e, posteriormente, a pasta da Saúde. Vitor Azevedo enfatizou, sobretudo, a “determinação e competência de Leo Prates no enfrentamento da pandemia da Covid-19”.

Ivonei, Ana Paula, Vanessa e Priscila Prates – respectivamente mãe, esposa e irmãs do homenageado – foram chamadas para entregar a Comenda 2 de Julho, causando-lhe forte emoção. Após os cumprimentos dos membros da mesa de honra, o parlamentar subiu à tribuna para iniciar seu pronunciamento, parafraseando Jorge Portugal e Lazzo Matumbi na canção Alegria da Cidade: “Assembleia, mesmo que você me negue, eu faço parte de você”. Foi uma maneira lúdica de agradecer aos deputados estaduais pela distinção, já que seu mandato na ALBA foi descontinuado pelas missões que assumiu na Prefeitura de Salvador, às quais agradeceu “ao irmão ACM Neto”. Ele dividiu a honraria com o ex-prefeito de Salvador e com o atual, Bruno Reis.

“Hoje tenho em mim a certeza de que cada degrau que escalei, em todos esses anos de trajetória política, só reforçaram a consciência da responsabilidade que temos para com quem mais precisa e me preparam para as missões cada vez maiores que tenho recebido”, afirmou Leo Prates, ressaltando que a Comenda recebida “não é só minha, mas é também de cada um de vocês que trilhou comigo ao longo dessa jornada”.

A sessão especial também contou com a participação, incluindo assento na mesa dos trabalhos da vice-prefeita de Salvador e secretária municipal da Saúde Ana Paula Matos, representando o prefeito Bruno Reis; deputado federal Félix Mendonça (PDT); promotora de justiça Patricia Azevedo Medrado, representando o procurador-geral de Justiça da Bahia, Pedro Maia; ex-presidente do Parque Social de Salvador, Rosário Magalhães; defensora Mônica Aragão, representando a defensora pública geral da Bahia, Firmiane Venâncio; e do conselheiro federal Fabrício Castro, representando a presidente da OAB-BA Daniela Borges.

administrator

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *