A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) anunciou nesta semana algumas alterações que buscam otimizar o sistema de boletos no Brasil. A partir do próximo dia 15 de março, todas as transações por esse método serão compensadas bem mais rápido.
Atualmente, os pagamentos de boletos demoram até três dias úteis para serem processados. O objetivo da mudança é que o método seja compensado ainda no mesmo dia, como uma alternativa para acirrar a disputa com o Pix, o preferido dos brasileiros.
A mudança estava prevista para 19 de janeiro, mas foi adiada para 15 de março. A Febraban destacou que o adiamento foi necessário porque é um “projeto de grande complexidade, que promoverá uma grande mudança no produto cobrança”.
Especialistas apontam que a novidade será uma grande vantagem para diversos setores da economia, como o e-commerce. Nesse cenário, o boleto perdeu espaço em comparação ao Pix, já que o pagamento do boleto demora mais para ser efetivado.
Desde o lançamento do Pix, em 2020, o boleto perdeu forças. Apesar da preferência dos clientes pelo Pix, mas o boleto ainda é uma alternativa importante para as empresas, e pode voltar a cair na preferência de parte dos consumidores brasileiros.
Vale citar que, recentemente, o Pix também foi um dos causadores do fim das transferências por DOC no Brasil. O método foi descontinuado após ter seu uso bastante reduzido. Contudo, o boleto segue tentando uma sobrevida na disputa contra o Pix.