logo lider noticias

Panorama das eleições municipais em João Dourado

Panorama das eleições municipais em João Dourado

Daqui a pouco menos de dois anos, os eleitores vão voltar às urnas para escolher os representantes nas eleições municipais, que elegem prefeitos, vice-prefeitos e vereadores. O próximo pleito será em outubro de 2024. As datas exatas ainda não foram definidas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Porém, o primeiro turno sempre é marcado para o primeiro domingo de outubro, que será dia 6. Já o segundo turno, acontece no último domingo do mês, que será dia 27.
O Líder Notícias tem feito um levantamento nos municípios da região de Irecê para apresentar possíveis nomes que estão sendo cogitados para a disputa. Após falarmos sobre a política de Ibipeba, falaremos um pouco sobre o panorama das eleições 2024 no município de João Dourado.
Tradicionalmente, as eleições do município de João Dourado sempre foram muito acaloradas. Em 2020 tivemos um caso atípico, em que as eleições foram anuladas, pois o TSE decidiu manter o indeferimento da candidatura da vice-prefeita Rita de Cássia Amorim do Amaral e fossem convocadas novas eleições. Na ocasião, a presidente da Câmara de Vereadores, Rosângela Cardoso, assumiu interinamente a prefeitura até o resultado das eleições suplementares.

Em 2021, Diamérson Costa Cardoso Dourado, o Di Cardoso (PL), venceu a eleição suplementar de João Dourado, com 7.319 votos, o que representa 56,08% dos votos válidos, derrotando o outro postulante, Juninho (PSD), que foi a escolha de 5.731 eleitores de João Dourado. A diferença foi de 1.588 votos. Em 2024, embora ainda não tenha declaro expressamente, Di Cardoso deve disputar à reeleição.

A gestão do atual prefeito Di Cardoso, até o momento, tem sido bem avaliada aos munícipes. A população tem reconhecido o mandato como excelente e na política ele tem demonstrado ser um bom articulador, conquistando muitos apoios do grupo de oposição. No comando da prefeitura, tem realizado muitas obras e serviços na sede e nos povoados. O viés político e de bom administrador de Di Cardoso o consagram como o favorito na disputa para as próximas eleições. O trabalho bem feito em saúde, educação, transparência e infraestrutura tem sido reconhecidos e destacados na região, o que pode dificultar a disputa para seus adversários.

O governo de Di Cardoso tem demonstrado ser participativa e repleta de propostas para o futuro da cidade. A responsabilidade com o dinheiro público e a transparência dos investimentos públicos, são marcas de sua gestão.

Os pontos chaves da sua administração tem sido a entrega do novo hospital, a valorização e reconhecimento dos profissionais do magistério acima do piso nacional, a recuperação de estradas vicinais, as obras de macrodrenagem, construção de creches e escolas, entregas de unidades de atendimento à saúde e o novo complexo esportivo que em breve será entregue. A gestão também tem um olhar humano diferenciado nos serviços públicos.

Entretanto, a eleição em João Dourado sempre tende a ser disputada e a oposição apresenta nomes competitivos. O grupo oposicionista tem se unido para se reerguer e fortalecer após sofrer com as derrotas sucessivas. Apresentam-se como possíveis nomes o ex-prefeito Rui Dourado e as lideranças políticas Fernando de Dr. Celso e Rita de Dr. Celso. Após ter sido derrotado nas últimas três eleições, comenta-se nos bastidores que o nome de Juninho estaria descartado para o executivo e existe a possibilidade dele disputar uma vaga na Câmara Municipal.

Perfis:

No ano que vem, a expectativa é que Rita Amaral, encabece a chapa para prefeita. Herdeira do legado do marido, Dr. Celso, ela é o nome mais forte e o provável para disputar as eleições pelo grupo de oposição. Foi vereadora do município pelo PT, presidente da câmara de vereadores e também prefeita interina. Possui uma boa relação com os ex-governadores Rui Costa e Jaques Wagner, bem como com a cúpula estadual do Partido dos Trabalhadores. Nas últimas eleições municipais apoiou a candidatura do atual prefeito Di Cardoso, afirmando ter sido a vontade do seu falecido marido. Rita exerceu cargo de secretária de governo na gestão de Di Cardoso, mas pediu exoneração em agosto de 2022, sem anunciar os motivos. O afastamento de deu de forma aparentemente amigável.

Fernando Dourado, filho do ex-prefeito Dr. Celso, também é um nome cogitado. Advogado, mantém boa relação com Rui Costa, com quem atuou na Serin, na época do Governador Jaques Wagner. Fernando atuou como advogado de Direito Público e Eleitoral nas campanhas de Dr. Celso e Elmo Vaz em 2016. Assumiu a Procuradoria de Irecê em 2017. Foi Secretário de Governo de João Dourado de 2019 até o falecimento de Dr. Celso. Assumiu a Secretaria de Planejamento e Administração de Irecê em junho de 2021, na segunda gestão de Elmo Vaz e atualmente está atuando na Câmara de Vereadores de Irecê.

O terceiro nome viável é o de Rui Dourado, mas existe uma discussão em torno da sua elegibilidade. Ele foi prefeito de João Dourado por dois mandatos e vice-prefeito de João Cardoso. Em 2020, teve pela segunda vez as contas reprovadas pela Câmara de Vereadores de João Dourado. As contas relativas aos anos de 2011 e 2016 foram reprovadas e as referentes ao exercício de 2015 foi solicitada reconsideração para o TCM. Com isso, o ex-prefeito de João Dourado, Rui Dourado, ficou inelegível por 8 anos. O parecer prévio do TCM/BA já era pela rejeição e foi mantido pela Câmara Municipal de Vereadores.

Além dos três nomes citados, outros eventuais postulantes podem aparecer como candidatos à prefeito, como os vereadores Átila e João Rumão.

administrator

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *