logo lider noticias

PEDRO TAVARES SE CONGRATULA COM POVO DE CORRENTINA

PEDRO TAVARES SE CONGRATULA COM POVO DE CORRENTINA

O deputado Pedro Tavares (UB) apresentou moção de congratulações para Correntina pelas comemorações, no dia 30 de março, dos 85 anos de emancipação política e administrativa da cidade. “Aos 15 de maio de 1866, a Lei Provincial 973 criou o município com terras desmembradas do de Carinhanha e elevou à categoria de vila à povoação, dando-lhe o nome de Vila de Nossa Senhora da Glória do Rio das Éguas. Na ocasião foi designada para sede do município recém-criado”, informa o parlamentar.

Ele prossegue informando que a instalação ocorreu em 13 de maio de 1867. Já a Resolução nº 1960, de 8 de junho de 1880, 13 anos após a instalação, suprimiu o município, ao mesmo tempo em que transferiu a sede da freguesia e o título de vila para o arraial do Porto de Santa Maria da Vitória, criando o município desse nome.

Em 14 de maio de 1886, a Resolução Provincial nº 2558, revogou a anterior, de nº 1960, restaurando o município e fazendo voltar a sede para Rio das Éguas. Em 1888, no dia 4 de maio, a Resolução Provincial nº 2579 suprimiu novamente o município. Esta situação perdurou por três anos, até quando o governador Doutor José Gonçalves da Silva, em 5 de maio de 1891, assinou o Ato Estadual nº 319, pelo qual o município foi novamente restaurado, com sede no povoado do Rio das Éguas e o nome de Correntina.

Aos 30 de março de 1938, a vila de Correntina recebeu foros de cidade, por força do Decreto-lei nº 10724. O deputado pede ainda que, após tramitação regimental, dê-se conhecimento da presente moção de congratulações a todos os munícipes de Correntina, à Câmara de Vereadores e à Imprensa Oficial.

administrator

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *