Após policiais da 79ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM/ Poções) salvarem a vida de uma criança de um ano que estava engasgada, na cidade de Poções, no Sudoeste do Estado, na última segunda-feira (17), o deputado federal Capitão Alden (PL-BA) parabenizou os agentes e reafirmou o seu apoio à tropa, a quem chamou de “guerreiros”.
O parlamentar, que, inclusive, é autor do projeto de Lei 1435/2023, dispõe sobre a obrigatoriedade da afixação de cartazes ilustrativos sobre o método pré-hospitalar denominado Manobra de Heimlich nas instituições de ensino e para outros nos estabelecimentos, afirmou que histórias como essas em Porções “dão orgulho” à Polícia Militar e a todos os baianos.
“Enquanto muitos criminalizam a Polícia, nossos agentes mostram que são verdadeiros heróis e guerreiros. Mesmo com toda desvalorização do Estado, a Polícia Militar ainda salva vidas, seja no combate à criminalidade ou usando técnicas de primeiros-socorros”, disse Alden.
A técnica de primeiros socorros é utilizada em casos de emergência por asfixia, provocada por um pedaço de comida ou qualquer tipo de corpo estranho que fique entalado nas vias respiratórias, impedindo a pessoa de respirar.