Dando continuidade na busca para atrair investimentos no campo do turismo arqueológico, o prefeito Drº Iko esteve reunido na manhã da última quinta-feira (10) com um grupo de profissionais e especialistas na área.
Discutiu-se a organização do turismo do município, as adequações necessárias para o repatriamento do acervo arqueológico de Central, como também a organização das comunidades dos sítios Arqueológicos enquanto destinos turísticos.
A reunião contou com a participação Jacqueline Oliveira Amorim experiente arqueóloga com 30 anos de trabalho no nosso município junto à equipe do Projeto Central.
A especialista explicou a situação do acervo, orientando a gestão municipal e quais medidas e os próximos passos devem ser adotadas pela administração municipal.
A especialista em gestão ambiental e territorial sustentável, Mariluze Amaral explanou sobre experiências e trabalhos realizados pela equipe em outras comunidades e a implantação das mesmas no nosso município.
“A ideia é organizar as cadeias produtivas do município orientadas ao turismo, incluindo a proteção das águas, recuperação das nascentes e áreas degradadas com ações pedagógicas e participativas das Escolas, Associações, Artistas e os diversos segmentos da cultura de Central-Ba”. Disse Mariluze.
O prefeito municipal relatou as audiências junto ao IPHAN em Brasília e a visita do órgão juntamente com o IPAC ao município.” Estamos constantemente em contato com o Instituto do Patrimônio Histórico e Arqueológico Nacional, pois acreditamos que a arqueologia e o turismo é a atividade que vai alavancar a economia de Central” enfatizou o prefeito.
Parte da equipe que vai atuar no município de Central: Manoel de Almeida Palha presidente AMBB, Sento Sé/Ba; Erick Douglas, mestre em Botânica; Geisa, graduanda em Gestão de Pessoas; Julimar Rocha, Engenheiro Civil; Maria Cristina, agrônoma; Paulo César, bacharel em Arqueologia e Eloilton, Zootecnista.
Participaram representando município além do prefeito municipal, o secretário de Meio Ambiente Cultura e Turismo, Ednaldo Xavier, o assessor de comunicação Raimir Filho e o presidente do Comac, Chico de Lauro.