logo lider noticias

Prefeitura de Ibipeba conscientiza cobre o dia nacional de combate ao abuso e exploração sexual infantil

Prefeitura de Ibipeba conscientiza cobre o dia nacional de combate ao abuso e exploração sexual infantil

O dia 18 de maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes marca uma luta diária da sociedade brasileira para a proteção contra estes crimes. A data foi escolhida em alusão ao ocorrido no Espírito Santo, em 1973, que vitimou a menina Araceli Cabrera Crespo, sequestrada, violentada e assassinada aos oito anos de idade.
A data é usada para lembrar que todos tem a responsabilidade de proteger e cuidar das crianças e adolescentes, através da Campanha “Faça Bonito, Proteja nossas crianças e adolescentes”. Araceli, assassinada há 50 anos remete o tempo de luta.
A campanha tem como símbolo uma flor amarela, como lembrança aos desenhos da primeira infância, além de associar a fragilidade de uma flor com a de uma criança.
A secretária de assistência social, Michele Amorim, descartou a importância da conscientização desse dia.
“Enquanto membro da Administração pública Municipal e estando atualmente ocupando a pasta da assistência social do município, não poderia deixar de participar desse evento tão importante, não somente aqui, mas nacionalmente.
O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes é uma data importante no calendário brasileiro, sendo celebrada anualmente em 18 de maio. Essa data foi instituída pela Lei Federal no 9.970/2000 como uma forma de conscientizar a população sobre a gravidade desse problema e mobilizar a sociedade para a proteção dos direitos das crianças e dos adolescentes.
O objetivo principal desse dia é promover a prevenção e o combate ao abuso sexual, à exploração sexual comercial e a outras formas de violência contra crianças e adolescentes. Esses crimes são considerados graves violações aos direitos humanos e podem deixar marcas profundas nas vítimas, afetando seu desenvolvimento físico, emocional e psicológico”, diz.

administrator

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *