O deputado Ricardo Rodrigues (PSD) protocolou, na Assembleia Legislativa, uma moção de aplausos ao primeiro Festival Nacional de Artesanato (Fenaba), que aconteceu na Arena Fonte Nova, em Salvador, entre os dias 17 e 19 deste mês de maio. O evento foi promovido pelo Governo do Estado, através das secretarias de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), de Cultura (Secult), de Turismo (Setur) e de Igualdade Racial (Sepromi), com apoio do Governo Federal.
O evento reuniu 260 artesãos com peças artesanais oriundas da Bahia e de outros nove estados. O parlamentar elogiou os organizadores pela realização do festival, com destaque para o secretário da Setre, Davidson Magalhães; o chefe de gabinete da pasta, Juremar de Oliveira; o superintendente de Economia Solidária, Wenceslau Augusto; o coordenador de Fomento ao Artesanato, Weslen Moreira; o coordenador da Agenda Bahia Trabalho Decente, Álvaro Gomes; e o coordenador de Microcrédito e Finanças, José Paulo Ferreira.
“A importância do artesanato para a cultura e para a economia no Brasil é significativa, sendo uma das primeiras atividades laborais criativas da humanidade, assim como a agricultura em seus primórdios. Uma das missões dos governos do presidente Lula e do governador Jerônimo é fomentar cada vez mais o artesanato, com medidas que estimulem, incentivem e impulsionem essas pessoas, que unem arte, cultura, trabalho e renda”, contextualizou.
Conforme explicou o deputado, o festival ocupou três pavimentos da área interna da Arena Fonte Nova. “O festival estreou com enorme sucesso, reunindo artesanatos de todas as rotas baianas e de mais nove estados por meio de suas federações, com presença marcante de povos originários. A entrada foi franca e milhares de pessoas de todas as faixas etárias lotaram o evento durante os três dias”, relatou.
Fonte: Alba
Foto: AscomALBA/AgênciaALBA