

Em indicação protocolada na Assembleia Legislativa, o deputado Ricardo Rodrigues (PSD) pediu ao governador Jerônimo Rodrigues e ao superintendente do Banco do Brasil na Bahia, Eduardo Lima, que adotem providências para reabertura das agências bancárias dos municípios de João Dourado e Ibititá, ambos localizados no Território de Identidade de Irecê.
O parlamentar explicou que a ausência destes equipamentos representa prejuízos para as cidades. “O comércio sofre impacto direto e desastroso, pois, com a ausência do banco, negócios deixam de se realizar, tendo impacto fulminante e direto no comércio em geral e na atividade agropecuária, motor econômico/financeiro da região”, frisou.
Ricardo Rodrigues também relatou que a inadimplência aumentou devido à falta de contato direto das pessoas com o banco para negociação. “Na circunstância atual, os moradores dos municípios são forçados a se deslocar até as cidades circunvizinhas para tratarem de assuntos bancários. Inclusive, várias pessoas idosas, enfermas e com dificuldades de locomoção são obrigadas a realizar esse deslocamento”, afirmou.
A falta das agências do Banco do Brasil nos municípios, continuou o legislador, afasta empresários que poderiam gerar investimentos e divisas, pois ambos os municípios são considerados referências regionais na agricultura familiar e irrigada. “Deste modo, a Assembleia Legislativa mais uma vez se coloca como aliada fundamental desta luta para superar as dificuldades decorrentes do fechamento das agências”, disse o deputado.