logo lider noticias

SAMU: Pré-candidato à prefeito e Vereador em exercício, Mateus Machado solicita implantação do serviço de atendimento móvel de urgência para o município

SAMU: Pré-candidato à prefeito e Vereador em exercício, Mateus Machado solicita implantação do serviço de atendimento móvel de urgência para o município

O vereador alega que a prefeitura já detém da ambulância e está a anos deteriorando no pátio e a base pronta para atendimento e não é a primeira vez que ele cobra essa implantação.

Após o falecimento precoce de uma criança por falta de atendimento médico no município de São Gabriel, o vereador Mateus Machado fez mais uma vez a solicitação para que a unidade do SAMU seja ativada em São Gabriel.

Contestando e preocupado com os casos de emergência, Mateus Machado, disse que o serviço poderá evitar fatalidades, pois o atendimento médico seria imediato.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência é um programa que tem como finalidade prestar socorro à população em casos de emergência. O serviço funciona 24 horas por dia com equipes de profissionais de saúde, como médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e socorristas que atendem às urgências de natureza traumática, clínica, pediátrica, cirúrgica e de saúde mental da população.

Após o atendimento do paciente a equipe médica define o destino do paciente podendo ser uma Unidade de Pronto Atendimento – UPA ou um Hospital.

Assim, esse serviço de atendimento móvel foi criado para organizar os diferentes níveis de situações de saúde, encaminhando os quadros de menor complexidade ou fase diagnóstica ou ainda para uma situação de estabilização clínica (UPAS) e os quadros de maior complexidade que necessitam de especialidades (politraumatizados, Infartos, Trauma de crânio , Acidentes Vasculares Encefálicos, Abdome Agudo).

Outro ponto que Mateus Machado salienta é a importância de dar celeridade as cirurgias eletivas. A criança que morreu, aguardava há dois anos por uma cirurgia de amígdalas, o que pode ter provocado o engasgo que resultou na morte da criança. Segundo a família, Ana Clara sofria com um problema nas amígdalas e os pais tentavam viabilizar uma cirurgia de correção, que não chegou a ser feita. A mãe dela tentou diversas vezes o encaminhamento na rede municipal de São Gabriel durante dois anos, mas não teve êxito.

Mateus lamentou o ocorrido com a pequena Maria Clara e demonstrou solidariedade aos pais e familiares por esse triste acontecimento.

administrator

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *