logo lider noticias

TAVARES FELICITA SALVADOR

TAVARES FELICITA SALVADOR
Foto: AscomALBA/AgênciaALBA

Os 474 anos da fundação da capital Salvador, comemorados no dia 29 de março, foram parabenizados pelo deputado Pedro Tavares (UB) em moção de congratulações protocolada na Mesa Diretora da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA).

No documento, o parlamentar lembra que a capital e maior cidade da Bahia foi fundada em 1549 como sendo a primeira capital do Brasil. A sua história está vinculada à chegada dos portugueses na costa brasileira, mais especificamente na região da Baía de Todos-os-Santos, considerada estrategicamente propicia para a instalação de uma capital.

Como Tavares explica, após diversos eventos históricos, a capital do Brasil foi transferida para o Rio de Janeiro e, mais recentemente, para Brasília. Porém, Salvador continua como um dos principais centros urbanos do Brasil.

“A cidade é uma das mais populosas e economicamente desenvolvidas do país, com destaque para o setor terciário da economia local, notadamente marcado pelo turismo. Conta também com uma boa oferta de infraestrutura de transportes e comunicações, mas possui uma elevada desigualdade de renda entre a sua população”, diz o legislador.

Ele destaca ainda que o município de Salvador é governado pela lógica dos Três Poderes e é considerado o centro da cultura afro-brasileira no Brasil. “O território soteropolitano é marcado pelas belas paisagens geográficas, com destaque para a orla da cidade, formada pelas águas do oceano Atlântico. Há ainda um belo conjunto histórico de casarios remanescentes da época da colonização. A cidade registra manifestações culturais e religiosas importantes, sendo conhecida, por exemplo, pelos festejos de Carnaval e Ano-Novo”, ressalta Pedro Tavares, solicitando que, após tramitação regimental, dê-se conhecimento da moção de congratulações a todos os munícipes de Salvador, à Câmara de Vereadores e à imprensa oficial.

administrator

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *