logo lider noticias

XIQUE-XIQUE E MULUNGU DO MORRO SÃO REVERENCIADOS POR RICARDO RODRIGUES

XIQUE-XIQUE E MULUNGU DO MORRO SÃO REVERENCIADOS POR RICARDO RODRIGUES

O deputado Ricardo Rodrigues (PSD) apresentou, na Assembleia Legislativa, moções de congratulações ao povo de Mulungu do Morro e Xique-xique, que fazem aniversário de emancipação político-administrativa nesta quinta-feira (13).

Das duas cidades pertencentes ao Território de Identidade de Irecê, Xique-Xique é a mais antiga e completa 96 anos de fundação. “Desejo felicidades ao povo dessa terra tão querida e acolhedora, que recebe os visitantes com afeto, que enche de orgulho seus filhos e todo o povo baiano”, disse o parlamentar em sua saudação, aproveitando para registrar que o município pode sempre contar com ele.

A localidade possui aproximadamente 46 mil habitantes e tem seu nome devido à grande quantidade de cactos xique-xique na região. A criação do gado e a agricultura de subsistência são as primeiras atividades econômicas, mas a descoberta de ouro e pedras preciosas alterou a rotina da região, atraindo aventureiros o que proporcionou o rápido aumento da sua população. Xique-Xique foi desmembrada do município de Jacobina através de decreto imperial ganhando o título de cidade no dia 13 de Junho de 1928.

Distante 200 km dali está Mulungu do Morro, que completa 35 anos. Vivem por lá pouco mais de 10 mil habitantes. O município tem seu nome derivado de uma árvore de folhas redondas e bem verdes, de sementes vermelhas formato semelhante aos grãos de feijão que existia em abundância na região. O complemento “do Morro” se deve que parte de suas terras resultam do desmembramento de Morro do Chapéu.

O município de Mulungu do Morro teve origem com a descoberta dos tropeiros de Minas Gerais (boiadeiros) onde foram desgarrados de alguns bois que foram encontrados dias depois no lajedo, o qual tinha muita água, plantas, animais selvagens e uma paisagem muito bonita.

No início, a agricultura era de subsistência, isto é, as famílias plantavam só para o consumo. Com a chegada dos tropeiros, iniciou-se o comércio de grãos o que permitiu o desenvolvimento do plantio, tendo como principais culturas o feijão, o milho, a mamona e o sisal. “Desejo felicidades ao povo dessa terra tão querida e acolhedora, que recebe os visitantes com afeto, que enche de orgulho seus filhos e todo o povo baiano”, disse, deixando claro aos munícipes que podem cumprir com seus préstimos como parlamentar.

Fonte: Alba

Foto: AscomALBA/AgênciaALBA

administrator

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *