O Governo Federal anunciou nesta quinta-feira (6) a oficialização da adesão de seis novos municípios baianos ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN), e América Dourada integra este grupo. A notícia reforça a posição do município no desenvolvimento de políticas públicas de inclusão.
É importante notar que, nesta rodada de adesões, América Dourada é o único município da região a ter sua participação no SISAN confirmada, ao lado de Abaré, Ipiaú, Iraquara, Nova Fátima e Riachão do Jacuípe.
A adesão ao SISAN é um marco que permite ao município formular e implementar planos e políticas com o objetivo central de garantir o Direito Humano à Alimentação Adequada. O projeto prevê a articulação intersetorial entre os três níveis de governo para combater a má nutrição e fortalecer a segurança alimentar da população.
Com a entrada no Sistema, América Dourada terá suporte para otimizar ações estratégicas, como o incentivo à agricultura familiar, o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), a distribuição de alimentos e a melhoria de infraestruturas públicas de alimentação e nutrição, como a Rede de Bancos de Alimentos.
A Bahia, por sua vez, já conta com 102 municípios aderidos ao projeto, ocupando a sexta posição no ranking nacional de adesões, mostrando o engajamento do estado em garantir a segurança alimentar de seus cidadãos.


