Uma programação dedicada à empatia, à solidariedade, à arte e ao amor. Assim foram as comemorações pelo aniversário de 65 anos das Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), promovidas pelo Hospital Regional Dr. Mário Dourado Sobrinho, em Irecê. A unidade, que é administrada pela instituição do Anjo Bom do Brasil, organizou uma agenda especial de homenagens, pautada principalmente na acolhida aos mais necessitados. Entre as iniciativas, destaque para a ação solidária realizada no último dia 23 na comunidade Santa Dulce dos Pobres, também em Irecê. Com a participação voluntária de profissionais do complexo hospitalar, foi promovido um mutirão de atendimento para as crianças residentes na localidade.
O nobre gesto, que contou também com atividades lúdicas e distribuição de brinquedos, reuniu médicos pediatras, residentes de Pediatria, enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas, bioquímicos e assistentes sociais em uma verdadeira corrente do bem. Para marcar o encerramento do evento solidário, uma missa foi celebrada na capela da comunidade, com direito ainda à distribuição de sopa junto ao público. “Levar atendimento pediátrico para essas crianças gerou um sentimento de amor e gratidão. Saímos com o coração preenchido de paz e com essa experiência marcada em nossa memória”, compartilha a médica Raquel Machado.
A programação em Irecê, em homenagem aos 65 anos das Obras Sociais Irmã Dulce, foi pautada ainda pela mensagem da doação, através da divulgação de campanhas em benefício da OSID, a exemplo do programa Sócio-Protetor, uma das principais fontes de recursos para manutenção dos serviços prestados pela instituição. As atividades festivas contaram também com a celebração de uma missa na capela do Hospital Regional; seguida do plantio de uma muda de Jasmim no jardim situado na entrada do complexo hospitalar, em homenagem à Santa Dulce; e a realização de um Show de Talentos, com direito a diversas apresentações artísticas protagonizadas por profissionais da unidade. “São 65 anos de um legado de amor e serviço; e ficamos muito felizes em comemorar esse aniversário servindo a população mais carente”, pontua a líder geral do hospital, Ingrid Rafaelly.
As Obras Sociais Irmã Dulce acolhem hoje mais de 3 milhões de pessoas por ano na Bahia, incluindo pacientes oncológicos, idosos, pessoas com deficiência e com deformidades craniofaciais, pessoas em situação de rua, usuários de substâncias psicoativas, crianças e adolescentes em risco social, entre outros públicos. Mas para manter essa rede de acolhimento e solidariedade, a instituição conta com o apoio das doações e a participação de toda a sociedade nas campanhas em prol desse legado. Para doar às Obras Sociais, basta acessar o site doe.irmadulce.org.br ou ligar para a Central de Relacionamento com o Doador, no telefone (71) 3316-8899, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h30.