O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), se encontrou com o ministro da Secretaria de Relações Institucionais (SRI), José Guimarães (PT) para discutir sobre a PEC que determina o fim da escala 6×1. A reunião ocorreu nesta terça-feira (9) e terminou sem garantia de uma data para a votação.
O governo Lula busca aprovar a pauta no Senado antes das eleições. A proposta, aprovada pela Câmara em 27 de maio, aguarda definição sobre o encaminhamento à Comissão de Constituição e Justiça.
O texto representa uma redução da jornada semanal de 44 horas para 40 horas, com duas folgas remuneradas na semana, adotando a escala 5×2.
O ex-ministro da Educação Camilo Santana (PT-CE) está entre os cotados para a relatoria da proposta no Senado, mas a decisão depende de Alcolumbre.
Bastidores do Congresso indicam que a PEC deve ser enviada à CCJ na próxima semana. Aliado do governo, o presidente da CCJ, Otto Alencar (PSD-BA) rechaçou a proposta alternativa da oposição e disse que os textos terão tramitação separada.
Após a aprovação da PEC 6×1 na Câmara, o senador Rogério Marinho (PL-RN) enviou uma proposta alternativa permitindo uma jornada de até 12 horas por dia, com limite de 48 horas semanais, além de acordo individual ou coletivo.
Os senadores Romário (PL-RJ), Zequinha Marinho (Podemos-PA) e Cleitinho (Republicanos-MG assinaram a proposta alternativa, mas após pressão popular, tentaram retirar a assinatura. Os pedidos, no entanto, foram barrados pelo Senado.
Enquanto o Senado se articula, o Planalto mantém os trabalhos travados na Câmara com o objetivo de pressionar Alcolumbre para avançar com a medida. A cúpula do governo Lula entende que deputados terão papel importante na pressão pela votação.
Fonte: Bahia.ba


