logo lider noticias

Após milhões de mortos, médica prevê nova pandemia: “É uma certeza”

Após milhões de mortos, médica prevê nova pandemia: “É uma certeza”

Se existe uma coisa certa em relação à última pandemia provocada pela Covid-19 é que, infelizmente, ela não será a última que a humanidade vai enfrentar. E quem traz essa certeza são os próprios médicos e especialistas, que já estudam e traçam novas possibilidades. No entanto, a única dúvida é: quando, de onde virá e qual seu agente causador, podendo ser vírus, bactéria ou outro micro-organismo.

“Eu tenho certeza que nós vamos viver uma outra pandemia. Pode não ser na minha geração, pode não ser para a geração da minha filha, que hoje é estudante de medicina. Pode não ser esse ano, pode não ser daqui a 10 anos, mas pode ser amanhã. Então a gente tem que estar atentos e vigiar. Qualquer sinal de anormalidade, sinalizar aos órgãos nacionais e trazer a população para perto”, alerta a médica infectologista da Secretaria Municipal de Salvador, Adielma Nizalara.

Recentemente, a Organização Mundial da Saúde (OMS) atualizou sua lista de patógenos que aparecem com maior potencial para desencadear uma nova pandemia, dobrando o número de agentes em comparação com listas anteriores. A nova listagem inclui mais de 30 vírus e bactérias com maior probabilidade e potencial pandêmico, entre eles estão: o vírus da Influenza A, do tipo H5N1, ou até mesmo uma nova mutação do vírus da Covid-19, o Sars-Cov-2.

“As doenças virais são muito interessantes. Ao mesmo tempo que têm grandes semelhanças e conseguimos prever como vão se comportar, elas podem surpreender e acabar virando uma pandemia. E lidar com o vírus é isso: você começa com o vírus, esses vírus podem sofrer mutações, e a pergunta é sempre: para onde vamos? Onde esse vírus vai dar? Essa mutação vai fazer esse vírus ficar pior, mais infectante, mais transmissível ou não? vai arrefecer aquela pandemia, a gente vai regredir? Esses são alguns questionamentos que fazemos. E as doenças novas, por serem novas, também são novas para a ciência. Novidades podem surgir, mutações podem acontecer. Não sabemos ainda qual será o vírus causador da nova pandemia, mas ela virá”.

Fonte: A TARDE

administrator

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *