Juazeiro, a terra de talentosos artistas, a exemplo de João Gilberto e Ivete Sangalo, completa neste sábado (15), aniversário de 145 anos de emancipação política. Na Assembleia Legislativa da Bahia, a data magna da cidade mereceu a homenagem do deputado Cafu Barreto (PSD), que apresentou uma moção de congratulações e aplausos, registrando que o município “é um verdadeiro tesouro às margens do Rio São Francisco, sendo um importante centro urbano da Região Norte do Estado”. Com uma população estimada de mais de 235 mil habitantes, encanta pela sua rica história, vibrante economia e cultura única, escreveu o parlamentar.
O legislador lembra que Juazeiro compartilha suas fronteiras com Campo Formoso, Jaguarari, Curaçá e Sobradinho, em território baiano, e Petrolina e Lagoa Grande, em terras pernambucanas. Ele diz ainda que o Pólo Juazeiro/Petrolina compõe uma das áreas de maior desenvolvimento econômico e agrícola do Nordeste brasileiro. “A economia é diversificada e pujante. A agricultura, com destaque para a fruticultura irrigada, é um dos pilares da economia local. A região é conhecida por suas extensas plantações de frutas, como uva, manga e goiaba, que abastecem tanto o mercado interno quanto o externo, contribuindo significativamente para a geração de empregos e o crescimento econômico”, salientou o parlamentar.
O deputado enaltece também o comércio e o setor de serviços do município, que desempenham um papel relevante no desenvolvimento econômico da cidade, elogia a diversidade cultural da região e destaca a rica herança arquitetônica, representada por prédios
históricos, como a Catedral de Nossa Senhora das Grotas e o Mercado do Produtor, que é um dos maiores centros de comercialização de frutas do país. De acordo com o autor da moção, essas construções são testemunhas da história da cidade e atraem visitantes que desejam explorar sua autenticidade e beleza. “É uma cidade que se renova a cada dia, mantendo-se como um importante centro urbano e um exemplo de desenvolvimento regional. Suas características únicas e sua essência autêntica são motivos de orgulho para seus moradores e uma atração irresistível para visitantes de todo o mundo”, garantiu.
Na proposição encaminhada à Mesa Diretora da ALBA, Cafu Barreto acrescenta que muito poderia se falar sobre todo potencial deste município acolhedor, marcado pelo empenho constante dos juazeirenses em prol do desenvolvimento da região. Ele, inclusive, faz questão de ressaltar a atuação ativa e incessante dos vereadores do município na aprovação de leis em favor da população, em especial o vereador Dionísio Gomes. “Por merecidas razões, parabenizo a todos os juazeirenses pelo festivo dia de 15 de julho, data em comemoração aos 145 anos de emancipação política de Juazeiro”, finalizou o deputado.

