O deputado Cafu Barreto (PSD) apresentou moção de congratulações e aplausos pelo 97º aniversário de Irecê, que é comemorado nesta quarta-feira (2). No texto, o parlamentar faz um alentado histórico da região localizada no “coração do sertão baiano, em meio a um cenário que parece pintado pela própria natureza”, onde “desvela-se um município que pulsa com progresso, preserva os segredos de uma história rica e floresce como um vibrante polo econômico na região”.
O legislador diz que o passado ainda ecoa uma época em que a região abrigava os índios aimorés, conhecidos também como botocudos. A área pertencia a Antônio Guedes de Brito, que começou a fazer o povoamento português. “Os ventos do tempo sopraram transformações, e em 1896, a localidade era conhecida como Carahybas, até que seus habitantes decidiram rebatizá-la com um nome de origem indígena, Irecê, que se tornaria um símbolo de sua identidade única”, conta.
“Com um cenário de desenvolvimento econômico e avanços tecnológicos, a sociedade de Irecê tem enfrentado mudanças significativas”, conta, citando a agropecuária, historicamente enraizada, que tem passado por modernizações e diversificações, tirando proveito do solo fértil e clima propício para a produção agrícola. “Da mesma forma, o setor de serviços e o comércio têm se expandido, contribuindo para o crescimento econômico e a criação de novas oportunidades de emprego”, diz.