logo lider noticias

CAFU BARRETO FELICITA OS 62 ANOS DE IBIPEBA

CAFU BARRETO FELICITA OS 62 ANOS DE IBIPEBA

O deputado Cafu Barreto (PSD) protocolou moção de congratulações e aplausos ao município de Ibipeba, que, nesta terça-feira, 19 de setembro, comemora 62 anos de emancipação política, conquistada em 1961.

No documento, o parlamentar lembrou a história do município aniversariante, que se iniciou em 1884, quando um grupo de caçadores liderado por José Antônio Alves Barreto avistou, na região onde hoje está situada Ibipeba, um rebanho de bodes e uma lagoa cercada por um capim conhecido como Tiririca.

“Como resultado, deram ao local o nome inicial de Tiririca do Bode. Na época, essas terras faziam parte município de Xique-Xique e, aos poucos, começaram a ser colonizadas pelos primeiros habitantes, incluindo José Antônio Alves Barreto, o velho Reginaldo, Henrique Ferreira, Aquiles Durães, Liberino Ferreira, Venceslau Herculano, suas respectivas esposas e famílias”, relatou.

Posteriormente, quando passou a integrar o município de Gameleira do Assuruá, com sede em Santo Inácio, o nome do local foi alterado para Tiririca do Assuruá. Mais tarde, passou a pertencer ao município de Gentio do Ouro, do qual foi desmembrado em 19 de setembro de 1961, conquistando sua autonomia como Ibipeba, por meio da Lei Estadual nº 1482, publicada no Diário Oficial do Estado em 20 de setembro de 1961.

Cafu exaltou a região de composição marcada pela Chapada de Irecê e pelas Serras da Borda Ocidental ao Planalto da Diamantina, “de formações que concedem à paisagem uma topografia levemente ondulada e, caracterizando, assim, o relevo local”, afirmou. Também se referiu à bacia hidrográfica do Rio São Francisco, ao rio principal, o Rio Verde, e às represas, destacando as barragens de Mirorós e Iguitú.

“Por merecidas razões, parabenizo a todos de ibipebenses, povo hospitaleiro pelo festivo dia 19 de setembro”, felicitou.

administrator

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *