logo lider noticias

Cafu Barreto parabeniza município de Gentio do Ouro

Cafu Barreto parabeniza município de Gentio do Ouro

O deputado Cafu Barreto (PSD) parabenizou, em moção de congratulações e aplausos apresentada na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), o município de Gentio do Ouro pelos 133 anos de fundação, ocorrida em 9 de julho de 1890, e pelos 90 anos de emancipação política, que serão comemorados no dia 15.

A cidade, segundo o parlamentar, teve início com o nome de Gameleira, sendo território desmembrado do município de Xique-Xique pelo Ato Estadual de 9 de julho de 1890. Pela Lei nº 2.017, de 2 de agosto de 1927, o município recebeu o nome de Assuruá, porém cerca de quatro anos depois, foi extinto pelos Decretos Estaduais nº 7.455, de 23 de junho de 1931, e nº 7.479, de 8 de julho de 1931, tendo reanexado seu território ao município de Xique-Xique.

Em 15 de julho de 1933, o município foi restaurado pelo Decreto Estadual nº 8.546, com sede em Santo Inácio, sendo reinstalado em 9 de agosto de 1933. Recebeu o nome de Santo Inácio do Assuruá pelo Decreto-Lei Estadual nº 10.724, de 30 de março de 1938, e o de Santo Inácio pelo Decreto Estadual nº 11.089, de 30 de novembro de 1938. Sua sede foi mudada para a Vila de Gentio do Ouro pela Lei Estadual nº 628, de 30 de dezembro de 1953, recebendo o município essa denominação.

Como explica Cafu Barreto, o município ocupa uma área de 3.817.946 km², incluindo os distritos da Gameleira do Assuruá, Ibitunane, Itajubaquara, Pituba e Santo Inácio, e é limitado por Xique-Xique, Itaguaçu da Bahia, Uibaí, Ibipeba e Ipupiara. A cidade está a uma distância de 600 quilômetros de Salvador.

“Atualmente, o município se destaca por apresentar novas oportunidades de negócios e pelo alto crescimento econômico, sendo o 7º município mais populoso da pequena região de Xique-Xique – Barra, com aproximadamente 11 mil habitantes. Dentro de sua área de influência, a cidade atrai maior parte dos visitantes pelos esportes”, ressaltou Cafu Barreto, no documento.

Ele disse, ainda, que o PIB da cidade é de cerca de R$ 119 milhões, sendo que 44,9% do valor adicionado advém da administração pública. Na sequência, aparecem as participações da indústria, dos serviços e da agropecuária. Na pecuária, destacam-se os rebanhos de equinos, bovinos, ovinos, caprinos, suínos e asininos.

“(Gentio do Ouro) vem se destacando como a cidade que mais cresce na grande região de Irecê. Destacam-se positivamente as obras de infraestrutura para energia elétrica, a extração de minerais metálicos não ferrosos e os serviços de arquitetura e engenharia e atividades técnicas relacionadas. Por merecidas razões parabenizo a todos os gentienses pela cidade ser exemplo de desenvolvimento e progresso para toda a região”, concluiu Cafu Barreto.

administrator

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *