logo lider noticias

Cafu Barreto relembra trajetória de Caldeirão Grande

Cafu Barreto relembra trajetória de Caldeirão Grande

Em moção de aplausos protocolada na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), o deputado Cafu Barreto (PSD) se congratulou com o povo de Caldeirão Grande, município que festeja 61 anos de emancipação política e administrativa nesta última terça-feira (25).

Localizado no Território de Identidade do Piemonte Norte do Itapicuru, Caldeirão Grande possui 13.452 habitantes, conforme estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e ocupa uma área de 458.311 km². Entre os municípios vizinhos, estão: Saúde, Ponto Novo e Caém.

Na moção, o parlamentar destaca que a população do município está situada predominantemente na zona rural, em povoados como Alto Bonito, Boqueirão, Baraúnas, Formosa, Nova Esperança, Patos, Raposa, Riachão, Sã o Miguel e Vila Cardoso.

Inicialmente, as terras de Caldeirão Grande pertenciam ao município de Saúde e integravam a propriedade particular do coronel “Porfírio Ferreira”, com a denominação Fazenda Boqueirão. O local foi comprado pelas famílias Bezerra, Brasileiro e Correia, que passaram a residir na região. “Com o tempo, as famílias foram crescendo e formou-se um povoado. Devido à existência de caldeirões de pedras, a localidade passou a ser chamada de Caldeirão Grande”, detalhou o deputado.

Com o crescimento do povoado, veio a independência política no ano de 1962. “A emancipação de Caldeirão Grande é uma conquista que deve ser celebrada com muita alegria, já que tal acontecimento garantiu maior autonomia para a região e estimulou o recebimento de recursos financeiros, que puderam ser revertidos em melhorias na qualidade de vida dos caldeirão-grandenses”, frisou Cafu Barreto, que enalteceu o empenho da população pelo desenvolvimento do município atualmente.

administrator

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *