Durante o seu discurso na Câmara dos Deputados na última terça-feira (16), o deputado federal Capitão Alden (PL-BA) comemorou a notícia de que a Prefeitura de Salvador anunciou que irá lançar um Plano Municipal de Segurança. O documento estava previsto no Planejamento Estratégico de 2022, mas até então não foi aplicado.
De acordo com Alden, por não ter um Plano, nem um Conselho Municipal de Segurança e também um Fundo Municipal de Segurança, Salvador está impossibilitada de receber recursos federais, já que requisitos mínimos para a participação nestes programas da União é o fato da cidade ter este planejamento voltado para o setor.
“Mais da metade dos roubos registrados na Bahia são realizados em Salvador. Precisamos combater isto. Me coloco a disposição da Prefeitura de Salvador para ajudar nesta elaboração do Plano. É essencial para que possamos inserir a cidade nesses benefícios de combate à criminalidade. Com mais recursos, investimento e contratação de servidores públicos, cremos que a violência diminuirá”, disse o parlamentar.