Com habilidades herdadas de seus ancestrais, como olfato apurado e a capacidade de detectar campos magnéticos, os cães surpreendem ao percorrer longas distâncias para voltar ao lar
Com habilidades sensoriais e olfativas, os cães possuem a capacidade de retornar para casa mesmo depois de se perderem ou percorrerem grandes distâncias. Esse comportamento, muitas vezes descrito como “instinto de retorno”, é resultado de uma combinação de fatores biológicos e comportamentais que os tornam mestres da orientação. Estudos mostram que essa habilidade de orientação foi herdada de seu ancestral, o lobo cinzento, descendeste da Eurásia, onde foi domesticado pela primeira vez.
Segundo a diretora sênior de ciência comportamental de abrigos Sociedade Americana para a Prevenção da Crueldade contra os Animais (ASPCA) Bridget Schoville, “os cães podem reconhecer pontos de referência familiares pela visão, cheiro e som. Alguns cães rebeldes provavelmente se orientam reconhecendo a posição de um ponto de referência em relação à sua casa ou localização atual”, afirma a especialista ao National Geographic.