logo lider noticias

Com 12 faltas, Arthur Maia lidera nº de faltas da bancada da Bahia no Congresso em 2024; confira ranking 

Com 12 faltas, Arthur Maia lidera nº de faltas da bancada da Bahia no Congresso em 2024; confira ranking 

Com 12 faltas, o deputado Arthur Maia (União) lidera a lista de faltosos da bancada baiana na Câmara dos Deputados, em Brasília. Entre ausências justificadas e não justificadas, Maia faltou em 25,53% das reuniões no Plenário em 2024. O levantamento, produzido pelo Bahia Notícias, avaliou a presença dos legisladores baianos no primeiro semestre do ano eleitoral, desde sessões em Plenário a reuniões de Comissões.

Ao todo, durante o primeiro semestre, foram realizadas 47 sessões no Plenário do Congresso. Destas, o representante do União Brasil esteve presente em 35. Com relação às comissões, Maia faz parte da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, onde participou de 19 das 36 sessões, acumulando 52% de ausências com 17 faltas. 

Em seguida, os deputados Elmar Nascimento e José Rocha, também do União, completam o pódio com 11 e 10 faltas, respectivamente. Postulante à presidência do Congresso após a saída de Arthur Lira (PP-AL), Elmar acumulou 23,40% de faltas no Plenário durante o primeiro semestre. No caso das comissões, o baiano natural de Campo Formoso, não participa de nenhum colegiado. 

O parlamentar José Rocha, por sua vez, acumulou 21,28% das ausências nas reuniões da Câmara. Presidente da Comissão de Integração Nacional e Desenvolvimento Regional, e membro das comissões de Indústria, Comércio e Serviços e de Relações Exteriores e de Defesa Nacional, Rocha faltou 45 reuniões, somando ambas as cúpulas, e compareceu a 39, o equivalente a 46,43% de presença.

OS MAIS ASSÍDUOS

Do outro lado do ranking, entre os parlamentares baianos mais presentes no Plenário estão Antônio Brito (PSD), Gabriel Nunes (PSD), Léo Prates (PDT) e Paulo Magalhães (PSD), os quatro com nenhuma falta registrada nas 47 reuniões. 

Em relação às comissões, Antônio Brito, que atualmente coordena a Comissão Externa sobre Propostas para Análise do Enfrentamento da Tuberculose, manteve a assiduidade, registrando zero falta nas duas reuniões realizadas pelo grupo este ano. Gabriel Nunes, por sua vez, faltou 13 das 60 reuniões organizadas pelas comissões de Turismo e de Minas e Energia, das quais participa. Sua taxa de presença foi de 78,33%. 

Léo Prates, participante de três comissões, sendo elas a Comissão Mista de Orçamento; a Comissão Especial sobre Prevenção e Auxílio a Desastres e Calamidades Naturais e, por fim, a Comissão Externa sobre Obras Públicas Paralisadas e Inacabadas no País, esteve presente em 87 reuniões, ao total, e registou apenas 9 faltas. O democrata trabalhista alcançou 90,63% de assiduidade. 

O social-democrata Paulo Magalhães, titular das comissões de Comunicação e de Constituição e Justiça e de Cidadania, se ausentou de 16 das 61 reuniões realizadas por ambos os grupos. Magalhães registrou o total de 26,23% de ausências.

Confira a lista produzida pelo Bahia Notícias: 

Fonte: Bahia Notícias

Foto: Montagem / Bahia Notícias

administrator

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *