O ex-prefeito de Irecê, Elmo Vaz, é um dos nomes cotados para assumir a presidência da Embasa. No entanto, segundo uma fonte muito próxima ao governador, ele precisará atender a um dos critérios exigidos: não ser candidato ao cargo de deputado federal em 2026.
Elmo Vaz foi um dos principais coordenadores da campanha do governador Jerônimo e do presidente Lula na região de Irecê em 2022, onde ambos tiveram uma expressiva votação.
A possível nomeação de Elmo Vaz é vista como uma oportunidade de colocar novamente a região de Irecê em posição de protagonismo no cenário estadual. Engenheiro civil de formação e com vasta experiência em gestão pública, Elmo já ocupou cargos estratégicos nos âmbitos estadual e federal, como as superintendências de Regulação e de Operações da Embasa, a direção-geral da SUCAB (Superintendência de Construções da Bahia) e a presidência da Codevasf durante o governo da presidente Dilma Rousseff, à época indicado pelo então governador Jaques Wagner, de quem é próximo.
Na política, Elmo Vaz se elegeu prefeito de Irecê por dois mandatos consecutivos, além de ter feito seu sucessor, Murilo Franca, que continua governando a principal cidade da região.
Com a saída de Elmo Vaz da disputa por uma vaga na Câmara Federal e a possível indicação de Otto Filho para o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), o nome de Ricardo passa a ser uma grande aposta dentro do PSD, seja pela necessidade da região de manter uma representação na Câmara Federal, seja por sua proximidade com o senador Otto Alencar.
Procurado por este blog, Elmo Vaz afirmou que aguarda a decisão do governador. “O partido A ou B pode até indicar, mas quem decide e nomeia é o governador”, declarou. Questionado se abriria mão de sua candidatura a deputado, ele respondeu: “Sou um soldado do grupo político do qual faço parte e cumpro a missão que me for dada. Acredito no tempo de Deus: tudo tem sua hora e seu momento.”
Nos últimos dias, a imprensa noticiou que o governador Jerônimo já havia decidido pela efetivação do atual diretor de Operações e presidente interino da Embasa, Gildeone Almeida, informação que ainda não foi confirmada pelo mandatário.
Por enquanto, resta aguardar a retomada da reforma administrativa prometida pelo governador desde o final do ano passado.
A região de Irecê tem enfrentado sérios problemas de abastecimento de água devido à falta de investimentos no sistema que bombeia água do Rio São Francisco. A nomeação de Elmo Vaz para a presidência da Embasa é vista como uma esperança para solucionar o problema a curto prazo.