logo lider noticias

Deputado Diego Coronel cobra ações emergenciais para enfrentar seca em Irecê e região

Deputado Diego Coronel cobra ações emergenciais para enfrentar seca em Irecê e região

Em discurso contundente na tribuna da Câmara dos Deputados, o deputado federal Diego Coronel chamou a atenção para a grave situação enfrentada por Irecê e os municípios do seu entorno, no interior da Bahia, atingidos por uma seca severa e prolongada que já compromete a safra de 2025 e ameaça a subsistência de milhares de famílias.

Segundo o parlamentar, a escassez de chuvas tem provocado prejuízos profundos na agricultura e na pecuária. “Muitos pequenos e médios produtores estão sendo forçados a vender seus rebanhos para evitar prejuízos ainda maiores. A crise hídrica é real, urgente e ameaça não apenas a economia regional, mas a dignidade de um povo inteiro”, afirmou Diego Coronel.

O deputado defendeu a adoção de medidas emergenciais imediatas por parte do Governo Federal, como o envio de recursos para o abastecimento de água, perfuração de poços artesianos, envio de carros-pipa e apoio direto aos agricultores e pecuaristas que já acumulam perdas irreversíveis.

Diego Coronel destacou ainda o trabalho da Associação dos Prefeitos da Microrregião de Irecê, que tem buscado soluções locais, mas alertou que é preciso o apoio efetivo da União. “Essa é uma luta que exige mais. Por isso, no último dia 2 de abril, oficiei diretamente ao ministro Waldez Góes solicitando apoio emergencial para Irecê e os municípios circunvizinhos”, disse.

Encerrando seu discurso, o parlamentar baiano fez um apelo aos colegas da Casa e ao Governo Federal: “A seca não é apenas um fenômeno climático. Ela ameaça a segurança alimentar, o desenvolvimento regional e a dignidade das famílias do sertão. Conclamo os nobres colegas parlamentares a se unirem a este pedido. Que possamos garantir, juntos, os recursos e os instrumentos necessários para que o povo de Irecê e de todo o interior baiano possa enfrentar e vencer mais essa adversidade.”

A fala de Diego Coronel repercutiu entre os parlamentares da bancada nordestina e reforça a urgência de uma resposta articulada para enfrentar a crise no semiárido baiano.

administrator

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *