logo lider noticias

Eventos juninos com apoio da Setur-BA movimentam turismo baiano

Eventos juninos com apoio da Setur-BA movimentam turismo baiano

Os baianos e turistas que estão na capital baiana participaram, no último fim de semana, do 12º Forró da Feira de São Joaquim, na Cidade Baixa, em Salvador, na zona turística Baía de Todos-os-Santos. Com apoio da Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA), o tradicional espaço comercial, cultural e turístico recebeu centenas de forrozeiros, em dois dias de apresentações de grupos juninos e festival de comidas típicas. O evento integrou as comemorações dos 60 anos de criação da feira, que passa por obras de requalificação, em um investimento de R$ 42 milhões do Governo da Bahia.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Feirantes e Ambulantes de Salvador, Nilton Ávila Filho, conhecido como Gago da Feira, “este ano, o forró teve uma pitada especial, por conta do aniversário de 60 anos da feira. Agradecemos ao Governo do Estado, que vem apoiando todas as festividades que promovemos, ao longo do ano, no intuito de atrair mais turistas, o que é bom para os negócios”.

Conhecendo o forró, o turista polonês Tomasz Ponikwia gostou da movimentação. “Achei a feira muito interessante, enquanto parte do patrimônio cultural da Bahia, assim como a ideia de realizar aqui uma festa junina, que eu não conhecia. Adorei a música e todo o clima, que me lembrou os eventos medievais europeus”. No mesmo período, em Salvador, a Setur-BA patrocinou o 1º Samba Junino da Ribeira, na nova Marina da Penha; e manifestações juninas da Ilha de Bom Jesus dos Passos.

Interior

No interior do estado, o último fim de semana também foi em clima de São João, com festas que tiveram o incentivo da pasta estadual do turismo, aquecendo a economia em sete zonas turísticas. Os eventos contemplados foram os seguintes: Forró de Rua/Ibicuí (Caminhos do Sudoeste); Arraiá do Toim/Mutuípe (Caminhos do Jiquiriçá); Micareta da Tradição/São José da Vitória (Costa do Cacau); Forró Arraiá da Tia Rosa/Candeias (Baía de Todos-os-Santos); Festa da Agricultura Familiar/ Abaré (Lagos e Cânions do São Francisco); Forró dos Namorados/Biritinga e São João Alvorada da Rua Catu/ Alagoinhas (Caminhos do Sertão); e Forró da Chapada/Palmeiras, Festa da Cidade/Xique-Xique, Arraiá da Roça/Central e Cavalgada de Canatiba/Macaúbas (Chapada Diamantina.

Fonte: Bahia.ba

Foto: Setur-BA

administrator

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *