A deputada Fabíola Mansur (PSB) elogiou o desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2023 da Escola Municipal Zumbi dos Palmares, localizada no Terreiro de Lembá, em Camaçari. Em moção de aplausos apresentada na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), ela destacou que a escola obteve a maior pontuação da cidade, com nota 6,2.
Fundada e gerida pelo sacerdote Táta Ricardo Tavares, “a escola tem sido um modelo de excelência em educação pública”, afirmou a deputada, salientando que lá os alunos participam de “práticas exitosas e alcançam bons resultados”, além de contar com um ambiente acolhedor com projetos voltados à educação ambiental, inclusiva, antirracista, “focando na valorização da identidade afro-brasileira e indígena, arte, cultura e literatura brasileira”.
Fabíola lembrou que, mesmo enfrentando desafios como falta de infraestrutura e recursos básicos, a Escola Zumbi dos Palmares se destacou nacionalmente, sendo também a primeira instituição da Bahia a receber uma placa comemorativa do Governo em reconhecimento ao seu compromisso com a educação. De acordo com ela, a trajetória da escola é marcada por outras conquistas significativas, incluindo a obtenção da maior nota da história de Camaçari no Ideb, em 2017, com 6,6. “Os projetos pedagógicos ali desenvolvidos têm gerado resultados impressionantes, como 100% de alunos avançados em matemática e 97% em língua portuguesa naquele ano”.
Fabíola afirmou ainda que o trabalho realizado por Táta Ricardo Tavares e pela equipe da escola vai além da sala de aula, integrando a comunidade em práticas educativas que celebram e preservam a cultura afro-brasileira e indígena.