A deputada Fabíola Mansur (PSB) apresentou, na Assembleia Legislativa, uma moção de aplausos pela passagem do aniversário de 15 anos da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam) de Periperi, em Salvador. A unidade foi criada em 2008 para apoio às vítimas residentes em localidades como Subúrbio Ferroviário, Cajazeiras, Bonfim e Comércio.
No documento, a parlamentar elogiou o profissionalismo e o compromisso dos profissionais que atuam na unidade. “Os trabalhos na Deam/Periperi já começaram com o avanço da Lei Maria da Penha, criada em agosto de 2006, que tornou mais rigorosa a forma de apuração dos delitos em questão. Ou seja, não se podia mais barganhar agressões com cestas básicas”, contextualizou.
Conforme informado pela deputada, a delegacia especializada já registrou 2.281 boletins de ocorrências e remeteu à Justiça mais de 750 inquéritos. Somente entre os anos de 2021 e 2022, período da pandemia da Covid 19, foram mais 1.025 procedimentos encaminhados à Justiça.
“Nesta moção, destaco, com louvor, as pioneiras da delegacia de Periperi: delegadas Cely Carlos da Silva, Olveranda Oliveira, seguidas das colegas Vânia Seixas, Simone Moutinho, Lidiane Fracari e Iola Nolasco, que desempenharam trabalhos dignos de aplausos”, enalteceu a parlamentar.
Por fim, Fabíola manifestou o desejo que a unidade especializada continue realizando as ações de prevenção, proteção e investigação dos crimes de violência doméstica e sexual, dando o suporte necessário para todas as mulheres que necessitam e buscam atendimento no local.