No documento, a legisladora destacou a trajetória do médico, conhecido entre os colegas e amigos como Dr. Medrado, formado na Universidade Federal da Bahia (Ufba), na turma de 1958, “construindo uma carreira de destaque exercendo a especialidade de Cirurgia Pediátrica e, em 2008, recebeu do Conselho Regional de Medicina (Cremeb) o Diploma de Mérito Ético-Profissional por exercer a Medicina, por 50 anos ininterruptos, sem ter sofrido sanções éticas”.
Também lembrou que Dr. Medrado integrou o corpo clínico de importantes unidades da capital baiana, a exemplo dos hospitais São Rafael, Espanhol, Ana Nery, Martagão Gesteira e Aliança, tendo sido médico oficial da Força Aérea Brasileira, professor de Cirurgia no Hospital das Clínicas e integrado a Sociedade Brasileira de Cirurgia Pediátrica.
Sobre o caráter, a sensibilidade e o profissionalismo do médico, a deputada abriu aspas para a fala da cirurgiã pediátrica Maria Jesus Bendicho, ex-conselheira do Cremeb e sua grande amiga, que definiu Dr. Medrado por três palavras: gentileza, acolhimento e bem-querer. “Ele tinha um jeito jovial, fazia muitas brincadeiras com as crianças, mas sempre com o maior respeito por todos ao seu redor. Era um homem gentil, dedicado às crianças, estudioso e atento à saúde física e mental de quem se aproximava. Viveu e se despediu com a mesma dignidade que marcou sua trajetória. Apesar das brincadeiras, foi sempre um homem sério, de uma integridade incontestável”, disse a cirurgiã.
A parlamentar compartilhou, também, a fala de outro amigo fraterno do médico, no dia da despedida, segundo o qual o filho do professor Fernando Didier, com quem o médico trabalhou na clínica e docência cirúrgica, afirmava ser um grande exemplo de médico, profissional e pessoa, daqueles que levam adiante um legado de vida.
“Dr. Medrado deixa saudades do tamanho das boas lembranças profissionais. Figura humana belíssima, homem de vasta cultura, bom humor e muita sabedoria. Deixa muito triste também seus confrades do Bahia British Club, que sempre foi muito dele, a vida de Dr. Medrado se confunde com a história do famoso Clube Inglês da Bahia”, colocou.
Por fim, Fabíola destacou os ensinamentos deixados pelo médico, sua competência, cultura e humanidade. “Meus sentimentos e fraternal abraço para sua esposa, minha colega médica Erika Yolanda Buck Medrado Sampaio e seus adorados filhos Luiz Augusto Medrado Sampaio, João Carlos Medrado Sampaio e Alexandre Buck Medrado Sampaio. Aos seus familiares, colegas e inúmeros amigos, meu pesar e solidariedade. Que seu legado e as boas memórias possam confortar seus corações”, concluiu.
Fonte: ALBA
Imagem: AscomALBA/AgênciaALBA


