logo lider noticias

Festa Garupa lança plataforma de capacitação na área de arte e cultura

Festa Garupa lança plataforma de capacitação na área de arte e cultura

Há seis anos movimentando as noites de Irecê com música e performances artísticas, a Festa Garupa dá mais um passo importante para fortalecer a cultura na região norte da Bahia com a criação de uma plataforma de capacitação em economia criativa, a Garupa Lab. O objetivo da iniciativa é oferecer atividades formativas gratuitas que gerem possibilidades de empregabilidade e empreendedorismo no setor cultural.

O lançamento do projeto será marcado por um curso direcionado às pessoas que desejam iniciar sua trajetória na arte da discotecagem.

O curso, com carga horária de 20h, terá 15 vagas exclusivas para comunidade LGBTQIAPN+, com prioridade para mulheres, pessoas negras, indígenas e com deficiência e estudantes ou egressos da rede estadual de educação.

As aulas serão ministradas no Colégio Estadual Luiz Viana Filho e oferecerão conhecimentos práticos sobre os principais equipamentos e técnicas utilizadas por DJs, uma área profissional com alta demanda e oportunidades escassas de formação no interior.

De acordo com o DJ e idealizador da Festa Garupa, Jamil Godinho, o projeto reafirma o compromisso social do evento e contribui para ampliar a presença de profissionais LGBTQIAPN+ nos segmentos criativos da região. “A expectativa é seguir com a oferta de formações em áreas como produção de eventos, design gráfico, vídeo mapping, edição audiovisual e fotografia, impulsionando a geração de renda do nosso público, que muitas vezes enfrenta dificuldades de inserção no mercado de trabalho formal”, acrescenta.

O projeto Garupa Lab foi contemplado nos Editais da Paulo Gustavo Bahia e tem apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura via Lei Paulo Gustavo, direcionada pelo Ministério da Cultura, Governo Federal. A Paulo Gustavo Bahia (PGBA) foi criada para a efetivação das ações emergenciais de apoio ao setor cultural, visando cumprir a Lei Complementar nº 195, de 8 de julho de 2022.

Sobre a Garupa – Desde 2019, a festa vem se consolidando como um espaço de sociabilidade, acolhimento, expressão criativa e celebração da diversidade sexual e de gênero na região norte do estado. Já foram realizadas XX edições com apresentações de DJs, drag queens e bandas, promovendo o intercâmbio entre talentos locais e de outros municípios baianos. A festa é considerada precursora em Irecê e oferece entrada gratuita para pessoas trans, não binárias e PcDs, uma política afirmativa de inclusão e acesso desses grupos a espaços de cultura.

administrator

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *